Prefeitura de Venâncio Aires projeta novas paradas de ônibus em pontos de grande circulação

Guilherme Siebeneichler
julho14/ 2018

Inspirados na parada de ônibus inteligente criada em Santa Cruz do Sul, a prefeitura de Venâncio Aires busca parceria da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), para implantar até oito novos abrigos para passageiros. O projeto já foi detalhado para a direção da estatal. Inicialmente os locais serão implantados nas duas praças centrais, pontos que são registrados os maiores números de passageiros. Além de bancos e locais de espera, a estrutura contará com internet sem fio, tomadas, energia solar e bebedouro. A ação objetiva melhorar o mobiliário urbano, com a proposta também de incentivar a maior circulação de pessoas no serviço de transporte urbano.

A estrutura pensada para o município engloba uma parada de metal, com vidros temperados na frente e acesso dos passageiros pelas laterais. Os espaços centrais possuem 15 metros de comprimento. Os planos de construção foram desenvolvidos pela arquiteta Simone Resch. Segundo a secretária municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Jalila Bohm Heinemann, o projeto é piloto, mas poderá ser expandido para outras localidade. “Temos noção da falta de mobiliário urbano na nossa cidade e estamos propondo uma nova estrutura. Por isso pensamos em espaços que possam agregar e colaborar com aqueles venâncio-airenses que circulam no serviço de transporte coletivo.”

CUSTOS
Cada unidade possui custo estimado de R$ 67 mil. Como a iniciativa engloba oito unidades no total, o investimento poderá alcançar R$ 550 mil. O objetivo é de garantir os recursos por meio de parceria com a Corsan. A proposta foi apresentada durante reunião com o presidente da estatal, Jorge Luiz Costa Melo, na última semana.

“Vamos realizar novas reuniões para detalhar o projeto. Este é o primeiro projeto do governo voltado para este tipo de ação. Com certeza irá revolucionar os pontos de espera dos ônibus,” argumenta Jalila.

BAIRROS
Se garantidos os recursos totais para a implantação das unidades, uma avaliação será realizada nos principais pontos de circulação de ônibus. A proposta é de garantir que estes locais, nos bairros, possam contar com as novas modalidades de paradas. Além disso, a Prefeitura projeta uma unidade para atender a demanda de universitários que dependem de transporte coletivo para se deslocar na área central.

REFERÊNCIA
Santa Cruz do Sul inaugurou no dia 20 de abril a sua parada inteligente. A unidade possui ar-condicionado, internet, bebedouro e capacidade de abrigar até 40 pessoas sentadas. Equipado com câmeras conectadas ao Centro de Videomonitoramento da Brigada Militar, Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito, o ponto também conta com tomadas e monitores para acompanhamento em tempo real das linhas de ônibus — com indicação do horário de chegada de cada uma. De acordo com a prefeitura, o rastreamento dos coletivos é possível porque todos os veículos possuem GPS. O espaço fica na rua Tiradentes, local escolhido para a instalação por se tratar de um dos principais pontos de embarque e desembarque de passageiros, com média de 600 pessoas diariamente.

Guilherme Siebeneichler