Prefeitura de Venâncio Aires presta assistência a venezuelanos

Olá Jornal
janeiro31/ 2020

A Prefeitura de Venâncio Aires vem monitorando e prestando auxílio para o grupo de venezuelanos que está na Capital do Chimarrão desde o início do mês. Nos últimos dias, servidores das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, Conselho Tutelar, Defesa Civil e Sine estão auxiliando os imigrantes com documentações e resolução e algumas demandas, como emissão de cartão SUS, produção de currículo, intermediações de empresas com vagas de emprego. Na tarde desta quinta-feira, 30, por exemplo, uma equipe da Secretaria Municipal de Educação, assistência social e Saúde realizou a vacinação de crianças e mulheres e fez o levantamento de dados das crianças que necessitam de vagas em escolas.

Os estrangeiros chegaram em Venâncio no dia 08 de janeiro por intermédio de um empresário local e da Operação Acolhida do Exército Brasileiro. Inicialmente o grupo de 54 pessoas iria para Canoas, no entanto, através de proposta do empresário, acabaram sendo alocadas na área da antiga Sede do Banrisul, nas margens da RSC-453, na Capital do Chimarrão. Ao tomar conhecimento da situação, a Prefeitura organizou uma comissão intersetorial que montou um plano de ação para auxiliar os imigrantes.

Atualmente, no local moram 35 pessoas, destas, 14 são crianças/adolescentes. A Associação Beneficiente Batista tem auxiliado na organização do local e intermediado as doações. Todos os homens do grupo já estão empregados em empresas de Venâncio e Mato Leitão. Outras 15 pessoas já deixaram o local por interesse próprio e também estão trabalhando. Algumas mulheres ainda buscam por colocação no mercado de trabalho. A maioria com formação superior e cursos técnicos, como professoras de séries iniciais e educação especial, direito, assistente administrativa, confeiteira. O grupo de apoio agora busca organizar e revalidar os documentos e certificados de graduações e cursos dos venezuelanos.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal