Prefeitura de Venâncio Aires prepara venda de escolas desativadas e novo leilão

Olá Jornal
setembro04/ 2018

A Prefeitura de Venâncio Aires realiza levantamentos para realizar um novo pacote de alienações de bens imóveis, e um leilão de itens inservíveis. A proposta é de efetuar os processos até o fim do ano. Além da venda de terrenos públicos, neste processo será disponibilizado áreas de escolas desativadas no perímetro rural.

A coleta das informações de itens que devem ser incluídos no edital, é feita pelas secretarias municipais. É na pasta da Administração, que as informações passam por análise e devem resultar na abertura do processo de venda. Entretanto, a venda dos educandários desativados precisam passar por aprovação da Câmara de Vereadores, da mesma forma que ocorre quando o poder público coloca à venda lotes.

“Serão dois processos de venda diferentes. Um por meio de alienação, quando os interessados apresentam propostas para os terrenos e prédios públicos. Outro será o leilão, para bens inservíveis, que ocorre com leiloeiro e os interessados dão lances em dia marcado,” explica a secretária Loreti Scheibler.

No leilão devem ser incluídos, entre outros itens, material de sucata, itens de escritório, equipamentos eletrônicos, veículos leves e máquinas desativadas da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

TERRENOS
No mês de julho a Prefeitura colocou à venda sete terrenos. A maior parte deles são áreas verdes ou institucionais e estão localizadas nos bairros Bela Vista, Santa Tecla e Aviação. Apenas uma área foi vendida, ao valor de R$ 70 mil. No novo processo de alienação, os seis lotes retornam para o processo de venda. Conforme Loreti, há compradores interessados nos terrenos. Se todos os lotes fossem vendidos, o Município projetava arrecadação de R$ 1 milhão.

VALORES
No caso das escolas municipais desativadas, uma análise de valor de mercado será realizada. As unidades estão nas localidades de Linha Julieta, Linha Cachoeira e Linha América. Desde o ano passado a secretaria de Educação realiza atualização do patrimônio da pasta, para análise dos bens. Atualmente existem 43 escolas municipais em atividade em Venâncio Aires. Outras 15 unidades escolares, desativadas, estão cedidas para uso das comunidades e associações das localidades. Os locais possuem contratos e termos de responsabilidade, que são renovados anualmente. Entretanto, em alguns casos não há interesse das associações em manter a administração dos prédios.

Olá Jornal