Prefeitura de Venâncio Aires lança programa de saúde mental

Olá Jornal
agosto14/ 2020

Na manhã desta sexta-feira, 14, a Prefeitura de Venâncio Aires apresentou um novo programa de apoio à saúde mental. O edital busca contratar equipes multiprofissionais por um ano para ampliar a rede de formação do município na luta contra o suicídio. Com isso, este grupo será responsável por treinamentos com a rede de atenção básica de saúde, escolas municipais, sindicatos rurais, entidades conveniadas com a Prefeitura e repartições públicas. O projeto terá investimento de R$ 170 mil e é o primeiro do tipo já lançado no município na tentativa de diminuir a taxa de suicídio na Capital do Chimarrão.

Participaram do ato de lançamento do edital, representantes do Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio, o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber (PSB), o vice-prefeito Celso Krämer (PTB) e o prefeito Giovane Wickert (PSB).

“É um dia especial, porque este plano está sendo discutido desde novembro do ano passado. Listamos medidas para aprimorar a nossa rede e identificar possíveis casos de pessoas que possam atentar contra a vida. Esta é uma iniciativa inovadora e não possui referências. Estamos fazendo do zero, buscando aprimorar a nossa rede de atendimentos em todo o serviço público,” explica Schwengber.

Patrícia Antoni, coordenadora do Comitê Municipal, destaca que a ação vai aprimorar a identificação de pessoas – jovens, adolescentes e idosos – que precisam de ajuda. “Vamos treinar as equipes de atendimento, inclusive das escolas, para realizar os caminhos corretos de ajuda. Estamos aprimorando a nossa rede de proteção às vidas.”

Para o vice-prefeito, Celso Krämer, o programa busca dar respostas a uma demanda antiga. “É uma demanda necessária, para dar respostas adequadas a nossa sociedade que precisa de apoio sobre um problema social e saúde.”

O prefeito Giovane Wickert, lembrou de um primeiro debate realizado com o tema suicídio ainda na década de 1990, no município. Porém, por ser tabu, poucas políticas governamentais sobre o assunto foram pensadas. “Não temos muitos especialistas para abordar o assunto. Fazem mais de duas décadas que discutimos pela primeira vez este tema no município. Agora, de fato, teremos um programa de saúde pública para identificar e ajudar as pessoas. Precisamos entender esta doença e ajudar quem precisa,” destaca.

Um edital de chamamento público será lançado para contratar equipes que farão treinamento e os protocolos de atendimento dos casos de tentativa de suicídio. Venâncio Aires em 2019 registrou 25 casos de suicídio. Tem uma das maiores taxas de mortes em função da doença no país. Das 20 cidades brasileiras onde o número de suicídio é mais elevado, 11 são gaúchas. No Rio Grande do Sul, entre os anos 2000 e 2016, o índice foi de 10,1 para 10,4 para cada 100 mil habitantes, sendo que o índice nacional é de 5 para cada 100 mil habitantes.

Onde buscar ajuda para prevenir o suicídio?

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

UPA 24H, SAMU 192, Proto Socorro; Hospitais

Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)


Centro de Valorização da Vida – CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.

Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

FOTO: Guilherme Siebeneichler/Olá Jornal

Olá Jornal