Prefeitura de Venâncio Aires fecha a compra inicial de 150 testes rápidos para Covid-19

Olá Jornal
abril16/ 2020

A Prefeitura de Venâncio Aires fechou nesta quarta-feira, 15, a compra dos 150 primeiros testes rápidos para identificar o novo Coronvírus (Covid-19). A informação foi publicada no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira, 16. A compra ocorre com dispensa de licitação no valor total de R$ 37,5 mil. A unidade tem o custo de R$ 250,00. O Laboratório de Análises Clínicas Bullé LTDA será responsável pela entrega do material ao Município. A previsão é de receber os kits ainda no mês de abril.

A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é de melhorar a amostragem de casos da doença no município. Este investimento se soma a outros 185 testes rápidos que são encaminhados pelo Governo do Rio Grande do Sul. A expectativa é de realizar a aquisição de novos testes nos próximos dias. A previsão do secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber (PSB) é de garantir a compra de 1 mil testes, para garantir suporte aos casos suspeitos da doença em território venâncio-airense.

TESTES NO PAÍS

Com o alastramento da epidemia, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição nas próximas semanas de cerca de 23 milhões de exames rápidos para detecção da doença em trabalhadores da área da saúde e segurança e outros 14,9 milhões de testes de biologia molecular para pacientes graves internados e casos leves nas unidades da Rede Sentinela de Síndrome Gripal, que monitora a doença no país. Levando em conta o tamanho da população brasileira, de 220 milhões de indivíduos, e o fato de que alguns precisarão ser testados mais de uma vez, esse número ainda é insuficiente para a realização de diagnósticos em larga escala.

Olá Jornal