Prefeitura de Mato Leitão decreta racionamento de água

Olá Jornal
janeiro12/ 2022

Entrou em vigor nesta quarta-feira, 12, o decreto municipal número 4.820 que determina racionamento de água em função da forte estiagem. O documento foi assinado pelo prefeito Carlos Alberto Bohn diante do atual momento com poucas perspectivas para ocorrências regulares de chuva nos próximos dias.

Mato Leitão inclusive já decretou Situação de Emergência (30 de dezembro do ano passado) após a confirmação de prejuízos sociais e econômicos pela frustração na produção agrícola. Agora o problema se agrava na questão do abastecimento de água, tanto das pessoas como de animais nas propriedades.

Associações hídricas já emitiram alertas quanto ao uso racional e consciente da água potável. As diretorias podem aplicar penalidades de advertência ou multa de acordo com as normas de cada entidade. O valor da multa fica limitado em R$ 265,00 para aqueles que descumprirem as normas do decreto. Em caso de reincidência, a multa pode ser acrescida em 100%. O decreto municipal autoriza utilização de água de mananciais hídricos para atendimento de animais em propriedades. Informações sobre o decreto no endereço www.matoleitao-rs.com.br, item decretos (decreto 4.820 de 11/01/2022).

PROIBIDO

Utilização de água da rede pública, mananciais hídricos e de poços artesianos nas seguintes atividades:

– lavagem de veículos de qualquer espécie, exceto para higienização daqueles que são usados nos serviços de Saúde, transporte de passageiros e para cumprimento de protocolos sanitários

– irrigação de gramados, hortas, jardins e floreiras; reposição parcial ou total de água de piscinas de entidades, associações ou residências

– lavagem de calçadas e telhados de prédios comerciais, industriais ou residenciais

CRÉDITO: AI Prefeitura de Mato Leitão

Olá Jornal