Prefeitura concentra esforços na estruturação e implantação da Secretaria de Segurança

Olá Jornal
novembro14/ 2019

São vários meses de trabalho para que a Capital Nacional do Chimarrão ganhe, também, uma Secretaria específica para tratar das questões da Segurança Pública, pedido da comunidade, que clama por ações mais eficazes para garantir à defesa dos direitos dos cidadãos. Nesta quarta-feira, 13, em reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) o Prefeito Giovane Wickert explanou sobre o tema e sobre a forte atuação do Governo Municipal em parceria com a Administração Pública do Estado para implantar a Secretaria.

Com o financiamento conquistado junto ao Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomento, pelo programa Cidades Mais Seguras, a Prefeitura irá concentrar esforços na compra de equipamentos como câmeras de videomonitoramento e ainda garantir recursos para manutenção e estruturação da nova Secretaria. “Um importante salto em tecnologia será dado pelo Município com a criação da nova pasta”, enfatiza Wickert. Ainda conforme o Prefeito, a proposta é adquirir diversos equipamentos também para área da segurança no trânsito, como veículos, radares; garantindo mais eficiência no trabalho de sinalização viária que atualmente é feita por uma pequena equipe de forma manual.

Wickert lembrou ainda que através da Secretaria e do financiamento de R$1 milhão conquistado com o Badesul e aprovado pela Câmara de Vereadores, será possível, ainda, apoiar de forma mais forte o Conselho Pró-Segurança Pública de Venâncio Aires (CONSEPRO), uma vez que com o patamar de Secretaria e através de recursos conquistados para a pasta, será viável o repasse de armas, coletes e outros itens para que sejam utilizados pelos órgãos de segurança no Município.  “O valor do financiamento que conseguimos está à disposição para usarmos quando e como necessitarmos dentro da Secretaria. Não significa que será utilizado todo, nem agora nem depois. Temos este saldo possível para criarmos a pasta e darmos mais condições de trabalho e segurança aos órgãos e aos cidadãos”. O contrato, aprovado na Câmara, está no Badesul e deve ser assinado em breve, para na sequência ser aberta a licitação para compra dos equipamentos. Da mesma maneira, já tramita no Legislativo o impacto orçamentário que visa a criação do cargo de Secretário de Segurança Pública e pode ser votado nos próximos dias.

Ainda de acordo com o Prefeito, a Guarda Municipal, incluída na proposta da Secretaria, não será criada no primeiro momento, e quando for, será feita de forma experimental. “Neste momento estamos focados em utilizar a tecnologia existente ao nosso favor, a favor dos Venâncio-airenses. Há muito equipamento que precisamos comprar para qualificar o nosso cerco eletrônico e é isso que iremos fazer agora. A Guarda está em um plano que será utilizado mais para frente, de forma planejada com o próprio GGI. Temos a intenção de quando for para iniciarmos o trabalho destes profissionais, que seja feito de forma gradativa, como técnicos contratados de forma temporária para testar o trabalho, as ações e então em um prazo médio longo, iniciarmos de fato a formação de uma equipe”.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal