Prefeitura começa a ouvir comunidades para aplicar recursos do IPTU

Olá Jornal
dezembro10/ 2018

A proposta de realizar debates sobre a aplicação de recursos arrecadados com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no perímetro rural começou a sair do papel. Nesta quinta-feira, 06, equipes do Município visitaram a comunidade de Vila Teresinha, para discutir possíveis áreas que merecem investimentos prioritários. Os encontros ocorrerão nas sedes de distritos e seguirão sendo realizadas até o dia 20 de dezembro. O tributo é cobrado na zona rural em áreas urbanizadas, mas possui alíquotas diferenciadas. Em 2017 houve redução de 50% de forma automática para os moradores destas localidades.

Em Vila Teresinha no ano de 2018 foram arrecadados R$ 7,2 mil com o IPTU. No primeiro encontro do orçamento participativo, os moradores solicitaram que o valor fosse aplicado na compra de uma torre de celular para a sede do distrito. Como segundo investimento prioritário está a revitalização de pontos de ônibus. A reunião foi liderada pelo prefeito Giovane Wickert (PSB) e o vice Celso Krämer (PTB).

“É uma forma dos moradores indicarem, a partir dos valores projetados de arrecadação, quais pontos são prioritários para investimentos,” argumenta o chefe do Executivo.

Nos próximos dias novos encontros serão realizados nos oito distrito da cidade. A medida é promessa de campanha e busca ampliar a participação da comunidade nas decisões de investimentos públicos. O objetivo do governo é de realizar os encontros anuais também para prestar contas dos investimentos feitos a partir dos apontamentos do município nas áreas prioritárias.

Olá Jornal