Prefeitura cede área para o clube de aeromodelismo

Guilherme Siebeneichler
julho19/ 2017

A Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira, 17, o projeto do Executivo que visa o repasse de uma área de três hectares, que integra uma área de mais de nove hectares no total, ao Clube venâncio-airense de Modelismo. A permissão para uso terá validade por dez anos. Durante seu uso, o clube se compromete em manter o local limpo, onde serão realizadas competições de níveis regional, estadual e até nacional.

Na área, localizada na Bela Vista, fundos com o Parque Municipal do Chimarrão e escola Wolfram Metzler, a Prefeitura ainda deverá fazer a instalação de quadras de vôlei e de futebol, para incentivar a prática esportiva. Atualmente o C.V.M. está instalado em uma área privada na localidade de Linha Hansel, onde nas tardes de sábados os amantes deste esporte se reúnem para a prática. O clube atualmente conta com 25 sócios. A área do clube, é de 2,5 hectares que são arrendados com o valor das mensalidades.

Já a pista de grama contém 120 metros de comprimento por 12 metros de largura. De acordo com o presidente do clube, Tiago Manganelli, com o repasse da área, o Clube terá mais liberdade para realizar eventos abertos ao público e também poderá ampliar o número de sócios e participantes nesta modalidade esportiva.

Durante a votação do projeto no Legislativo, a vereadora Tata Haussen Oliveira (REDE) enfatizou que embora ainda não muito difundida, a prática de aeromodelismo chama a atenção e promete atrair visitantes e participantes de inúmeras partes do estado em eventos que serão realizados no local concedido ao clube, que já existe no município há dez anos. Segundo Manganelli, agora, com o projeto aprovado, o primeiro passo é fazer a terraplanagem da pista e preparação para receber a infraestrutura do clube. “A pista respeitará as regras de segurança para área de voos . Na medida que a pista estiver em condições de uso já iniciaremos as atividades”, acrescenta.

Para 2018, o clube espera integrar o calendário de eventos da Federação Gaúcha de Aeromodelismo (Fegaer), a qual é filiado, e sediar uma etapa estadual em Venâncio, a exemplo do ano passado.

Guilherme Siebeneichler