Prefeitura capacita e dá posse aos membros da CIPA

Guilherme Siebeneichler
dezembro01/ 2016

A Administração Municipal de Venâncio Aires deu posse a sua primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A comissão foi empossada nesta semana, na presença do prefeito Airton Artus, do secretário da Administração, Leandro Pitsch, e do técnico em Segurança do Trabalho do município, Rafael Ody Haas. A primeira comissão instituída entre as Prefeituras do Vale do Rio Pardo é composta por 14 membros titulares voluntários indicados pela Administração e também eleitos pelos servidores. O grupo recebeu capacitação inicial de 16 horas sobre noções de segurança no trabalho, legislação, laudos e programas, primeiros socorros e combate a incêndios.

Durante a posse, o secretário municipal da Administração destacou a importância do momento, que acontece a partir da instituição do Regulamento de Saúde e Segurança do Trabalho (RSST), criado em 2015. Leandro lembrou que, entre os avanços, a instituição de uma junta médica para avaliar pedidos de licença-saúde e atestados com prazo ampliado aos servidores possibilitou uma economia de aproximadamente R$ 500 mil aos cofres públicos.

Entre as atribuições da CIPA está divulgar programas e projetos que visem à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, sensibilizar os servidores à adoção de hábitos e comportamentos seguros, dentre outras ações que auxiliem na redução desses índices e garantam um meio ambiente de trabalho mais equilibrado. De acordo com dados da Administração Municipal, apenas no último ano, 36 pessoas ficaram afastadas do trabalho por acidentes típicos, de trajeto ou doenças ocupacionais na Prefeitura. Os períodos variaram de dois dias a dois meses.

O prefeito Airton Artus, que também é médico especialista em Medicina do Trabalho, destacou a importância do trabalho iniciado e as dificuldades em modificar hábitos e culturas em uma organização com tantos servidores e de cultura muito arraigada.

CRÉDITO: Divulgação/AI PMVA

Guilherme Siebeneichler