Prefeitura busca participação em programa para melhorar alfabetização

Olá Jornal
fevereiro19/ 2018

A Prefeitura de Venâncio Aires busca uma fatia do bolo de R$ 523 milhões anunciados pelo Ministério da Educação para o Programa Mais Alfabetização. O objetivo é fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e segundo anos do ensino fundamental. O principal ponto de destaque é a contratação de assistentes de alfabetização ao professor nas salas de aula. A secretaria municipal de Educação tem a expectativa de garantir participação no programa que deve atender até 200 mil turmas em todo o país.
Para a secretária, Joice Battisti Gassen, o programa busca efetivar a meta cinco do Plano Nacional de Educação. “Venâncio Aires já aderiu ao programa, agora aguardamos os próximos passos. Essa iniciativa amplia o atendimento às crianças com dificuldades no processo de alfabetização. Com certeza garantirá melhorias no processo educacional, auxiliando o professor neste etapa,” destaca.
Até 2024, segundo o PNE, o Brasil precisa alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental, cumprindo a meta cinco, das vinte propostas no planejamento educacional do país.
A expectativa é de que o programa esteja em pleno funcionamento a partir de março. No Mais Alfabetização, todo professor regente contará com o apoio de um assistente de alfabetização para o desenvolvimento de atividades pedagógicas. Haverá apoio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com recursos específicos para a contratação desses assistentes e para a realização de atividades voltadas às turmas de primeiro e segundo anos do ensino fundamental.

 

Olá Jornal