Prefeitura avalia publicação de decreto para suspender pagamentos de 2016

Guilherme Siebeneichler
janeiro06/ 2017

A terça-feira, dia 10, será de definições sobre ações governamentais para frear a crise municipal. A projeção inicial de R$ 13,8 milhões a menos no orçamento deste ano pode ser revista, e o déficit aumentar para R$ 25 milhões. Membros do governo aguardam levantamento da equipe fazendária da Administração Municipal para anunciar as medidas que poderão equilibrar as contas públicas.

Com os números finais das finanças concluídos a secretária da Fazenda poderá propor ao prefeito Giovane Wickert, para publicar decreto de suspensão de pagamentos. A moratória poderá ser aplicada em contas de 2016, objetivando garantir o pagamento de serviços e fornecedores contratados a partir de 2017. “É uma medida drástica, mas não podemos prejudicar o andamento da máquina pública neste ano por dívidas deixadas pelo governo passado. Essa definição será comunicada na próxima segunda-feira após reunião com todos os secretários,” afirma Jeanine Benkenstein.

As despesas encaminhadas ao longo de dezembro serão finalizadas no dia 10 de janeiro pela equipe municipal. Após será feito análise do decreto que o Município irá publicar. “Queremos honrar todos os compromissos, diante da situação atual das contas públicas é preciso congelar despesas e buscar novas fontes de receita,” explica.

DECRETO

Mesmo com a suspensão de pagamento, o governo irá publicar na próxima semana um decreto de contenção de gastos público. A medida já vinha sendo realizada pelo último governo, com o objetivo de avaliar, por meio de comissão, qualquer tipo de investimento não programado no orçamento. Além disso, o decreto objetiva congelar recursos e propõe ações de economia em todos os setores públicos.

 

Guilherme Siebeneichler