Prefeitura avalia projeto para depósito de galhos e compra de triturador

Guilherme Siebeneichler
fevereiro20/ 2017

A prefeitura de Venâncio Aires estuda alternativas para um problema histórico. A poda de árvores e o recolhimento de entulhos resultantes de limpeza dos terrenos. Este tipo de trabalho poderá contar com um novo formato de depósito. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) analisa projeto para incluir um triturador e o licenciamento de uma área privada.

Atualmente quem realiza poda de árvores não sabe em qual local fazer a destinação correta dos resíduos resultantes do trabalho. Pensando em mudar o serviço, a Semma avalia a compra de equipamento que possa triturar galhos e folhas, em larga escala, para transformar em adubo ou material ornamental para os canteiros e parques do município.

Segundo o engenheiro ambiental da pasta municipal, Maurício Almeida, a proposta é inicial e deverá ser avaliada pelo prefeito. Entretanto o profissional aposta na medida para garantir a destinação correta destes materiais. “Temos casos de acúmulo deste material em terrenos por diversos pontos da cidade. Esse triturador pode colaborar para a melhora da limpeza urbana, inclusive para as podas e limpezas realizadas pelo poder público”.

O equipamento poderá ser instalado na Usina de Triagem de Lixo de Linha Estrela. “O trabalho poderá resultar em matéria orgânica para a compostagem e embelezamento de jardins. Vamos avaliar todos os pontos para colocar em prática este tipo de ação”, explica.

DEPÓSITO
Para minimizar os transtornos e o depósito correto, a secretaria estuda convênio com empresa local para licenciamento de área para este fim. O trabalho ainda é inicial mas consta entre as prioridades da equipe ambiental do Município. Aliado ao licenciamento a Semma fará contato com jardineiros e trabalhadores do ramo de podas e cortes para destinar os resíduos no mesmo local.

A ação faz parte de uma nova política que será adotada até o mês de março para garantir a limpeza de terrenos e áreas particulares. A proposta busca diminuir os registros do tipo, que inclusive podem resultar em penalidades aos proprietários que não realizam a limpeza dos lotes. Denúncias de terrenos em situação irregular, ou contato para parcerias com o Município devem ser remetidas à Semma, rua Sete de Setembro, 1217 ou pelo telefone: 3983-1034.

Guilherme Siebeneichler