Prefeitura avalia instalação de câmeras em prédios públicos

Guilherme Siebeneichler
agosto12/ 2017

A semana surpreendeu novamente o poder público de Venâncio Aires. Esta é a segunda vez no ano que uma repartição pública teve objetos furtados. Na terça-feira, 08, a noite, uma dupla arrombou a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. No inicio do ano, a pasta de Cultura e Esporte também teve computadores e equipamentos roubados, após invasão no prédio histórico. No caso desta semana, os objetos levados da secretaria foram recuperados pela Brigada Militar.

Temendo outros registros policiais nos prédios públicos, o prefeito Giovane Wickert (PSB) solicitou a realização de estudo e orçamento para a instalação de câmeras de monitoramento. O Município trabalha a obtenção de um financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para a compra de máquinas pesadas e equipamentos. Entre os itens, poderão ser incluídos as câmeras para vigilância das repartições públicas.
“É uma medida que poderá garantir maior segurança nesses espaços, em especial, porque temos muitos prédios espalhados pelo município. Vamos avaliar os custos e buscar alternativas para evitar novas situações como essas,” argumenta.

O prefeito também solicitará encontro com os delegados de polícia para avaliar alternativas que poderão ser adotadas, buscando garantir mais segurança aos espaços do poder público.  Além da sede administrativa, pelo menos seis secretarias estão em prédios alugados ou em outros bairros. O objetivo é de garantir medidas que possam dificultar ações do tipo.

Guilherme Siebeneichler