Prefeitura avalia entrega de enxoval para recém-nascidos na cidade

Olá Jornal
novembro27/ 2019

Uma proposta inédita na região pode ser colocada em prática e busca garantir suporte aos pais que são acompanhados por programas sociais e utilizam a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é de entrega, logo após o nascimento, kits de enxoval e higiene para bebês venâncio-airenses. Para viabilizar o projeto, uma licitação de registro de preço está aberta e as propostas de fornecedores serão conhecidas no dia 02 de dezembro. A previsão inicial é de cada unidade ter custo de R$ 389,90.

Em 2018 foram registrados em Venâncio Aires 880 nascimentos no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). O projeto tem investimento estimado de R$ 506,8 mil no ano. O kit previsto será composto, entre outros itens, por bolsa de maternidade, cobertor soft, toalha de banho com capuz, duas calças cumpridas, um conjunto de calça e blusa soft, dois pares de meias, três macacões manga longa, dois body manga longa, dois body manga curta, shampoo infantil, pomada infantil, sabonete, pacote de fraldas 34 unidades tamanho P e pacote de lenços.

Conforme a integrante do Grupo Técnico Municipal (GTM) do Primeira Infância Melhor (PIM), Rosângela Menzel Ellert, a iniciativa é inédita na região e terá parte dos investimentos pagos por programas federais. “É uma ação do PIM por meio do programa Criança Feliz do Governo Federal. Será uma forma de garantir para pessoas em vulnerabilidade social um kit completo para o bebê, nos primeiros meses de vida. Este tipo de material era solicitado por meio da Assistência Social e agora projetamos um programa específico para este suporte.”

SUPORTE
Conforme Rosângela, atualmente há solicitações de pessoas de baixa renda para auxílio na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. Porém, não são montados kits completos, e sim por itens de necessidade. “A proposta é de entregar o kit para famílias que já estão cadastradas nos programas de assistência, pré-natal e acompanhados pelas agentes de saúde. A demanda maior é para itens como agasalhos para recém-nascidos e material de higiene,” explica a servidora da Secretaria Municipal de Saúde.

EXEMPLOS
Cidades como Navegantes em Santa Catarina e São Paulo, fazem entregas de kits para gestantes por meio da rede de assistência social. Os programas são custeados pelos Municípios, mas ainda são poucas as cidades que mantêm ações deste tipo.

No município o projeto fará parte das ações do PIM, programa transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. A iniciativa ocorre através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

Olá Jornal