Prefeitura assina convênio para repassar verba à cooperativa de agricultores

Janine Niedermeyer
agosto26/ 2016

O prefeito Airton Artus assinou na manhã desta sexta-feira, 26, convênio de parceria entre Prefeitura Municipal e a Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova). O ato foi realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura, com a presença de dirigentes e agricultores pertencentes à entidade.

O documento prevê o repasse de R$ 19 mil à cooperativa, para auxílio na distribuição de alimentos para escolas e famílias carentes. Representantes das secretarias municipais da Agricultura e da Habitação e Desenvolvimento Social e da Emater-RS/Ascar também prestigiaram o encontro.

Representando a Cooprova, o vice-presidente Inácio Roberto Guterres destacou o potencial da agricultura de Venâncio Aires para a produção de alimentos. O produtor rural, que atua no ramo de conservas, salientou que quase 100 cooperados atuam hoje com o fornecimento de produtos alimentícios, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

Guterres frisou que a cooperativa espera cada vez mais poder acessar novos mercados, como o fornecimento de alimentos para casas penitenciárias. Já o prefeito Airton Artus elogiou o PAA, citando o programa como uma forma legítima de incentivo à agricultura familiar.

Artus disse que já está tudo alinhavado para que a Cooprova ganhe uma sede própria, saindo das atuais instalações na rua Sete de Setembro, onde localizava-se o Curtume Closs, para ocupar prédio do Município no Acesso Dona Leopoldina, que abrigava a Escola Alfredo Scherer.

O prefeito aproveitou para elogiar o trabalho de assistência técnica rural prestado pela Emater-RS/Ascar, destacando a parceria da entidade com a cooperativa e a Secretaria Municipal da Agricultura.

Fonte: AI PMVA / Foto: Geferson Kern/ AI PMVA