Prefeitura apresenta o novo projeto de revitalização da Praça Matriz

Guilherme Siebeneichler
março15/ 2017

Nesta quarta-feira, 15, a secretaria municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, realizou audiência pública para apresentar o projeto arquitetônico da praça Coronel Thomaz Pereira (Matriz). O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores. O espaço público central já foi tema de debate no inicio de fevereiro. Além da comunidade, prefeito, vice, vereadores, secretários acompanharam a discussão. A reunião contou com a presença do assessor da deputada Maria do Rosário (PT), que destinou emenda para os projetos de reformas das praças centrais e conclusão da sinalização turística.

A secretária do Planejamento, Jalila Böhm Heinemann, acompanhada das arquitetas, Sabrina Assmann Lück e Simone Patrícia Becker Rech, foram as responsáveis pela apresentação do projeto. Ao longo das últimas semanas, além da construção do anteprojeto, biólogas e fiscais da secretaria municipal do Meio Ambiente (Semma) realizaram o mapeamento de espécies de árvores presentes no espaço da praça. Atualmente mais de 100 tipos de árvores foram identificas. As profissionais fizeram avaliação e apontamento das espécies que poderão ser retiradas, levando em consideração a idade, estado e tamanho da planta. Serão retiradas 26 árvores da praça matriz, por riscos de quedas e não recomendação para espaços públicos. Em compensação serão plantadas 32 novas mudas na área.

Entre as principais mudanças propostas estão: a construção de um novo banheiro, acessibilidade total dos espaços de passeio (rampas e piso tátil), os eixos centrais de circulação serão ampliadas para cinco metros para a realização de feiras, novo playground, espaço para instalação de guarita policial e centro de informações turísticas, bicicletário e recuperação do calçamento no entorno do local.

A revitalização seguirá o primeiro projeto da praça matriz, criado em 1880. Além disso, foi dividido em áreas já contempladas com recursos e outros pontos (pergolados, mesas de concreto, flores e guarita) que serão realizados futuramente ou por meio de parcerias com a iniciativa privada.

A expectativa é de iniciar as obras de reformas no mês de julho, após processo de licitação, com investimentos de R$ 300 mil. Entretanto, nos próximos dias a equipe da secretaria se reunirá com o departamento de engenharia da Caixa Econômica Federal para avaliar a manutenção do edital de licitação ainda de 2015 ou abertura de um novo processo para escolha de empreiteira. Há dois anos a Prefeitura já havia selecionamento, por meio de licitação, empresa para realizar as obras de revitalização da duas praças centrais.

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/olavenancio/videos/816624565151263/” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

 

Guilherme Siebeneichler