Prefeitura apresenta na próxima semana plano para as contas do hospital

Olá Jornal
setembro25/ 2019

Após a mobilização dos funcionários do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), por conta de atrasos nos salários, a Prefeitura de Venâncio Aires prepara, junto com a casa de saúde, um plano de ação para equilibrar a situação financeira da instituição hospitalar. A informação é confirmada pelo prefeito Giovane Wickert (PSB), após reunião nesta terça-feira, 24.

A expectativa é de apresentar o planejamento na próxima semana e busca analisar formas de quitar a dívida do HSSM. O gestor afirma que desde o início do ano são avaliadas medidas para colaborar com o hospital. “Estamos pensando em uma solução coletiva, com o envolvimento de todos. As equipes do hospital e da Secretaria de Saúde estão se reunindo há mais tempo buscando analisar ações para contornar o déficit mensal nas contas.”

Segundo Wickert, o principal objetivo é de fomentar a qualificação de contabilidade do hospital. “Estamos analisando formas de viabilizar a saúde financeira do hospital a mais tempo. A prioridade agora é a direção quitar os salários atrasados e nos próximos dias vamos apresentar um plano que busca minimizar a situação financeira,” argumenta.

O HSSM tem enfrentado dificuldades financeiras ao longo dos anos, o que se agravou há pelo menos quatro anos após atrasos nos repasses estaduais. Com isso, empréstimos e financiamentos foram contratados para evitar a paralisação de serviços. O déficit mensal nas contas é de quase R$ 300 mil.

COMISSÃO 

O grupo de trabalho que tem avaliado medidas para contornar o déficit financeiro mensal do hospital é formado por membros da direção da casa de saúde, representantes do Controle Interno da Prefeitura, secretarias municipais de Saúde e da Fazenda.

Alguns pontos que devem entrar no plano de recuperação está a renegociação das dívidas do HSSM, análise de ampliação e corte de alguns serviços.

Olá Jornal