Prefeitura altera protocolos de atendimento Covid-19 a partir de segunda-feira

Olá Jornal
janeiro09/ 2021

A partir da próxima segunda-feira, 11, a Administração Municipal de Venâncio Aires adotará mudanças nos protocolos de atendimento a pacientes com suspeitas de Covid-19. Buscando dar mais conforto ao trabalho de profissionais e melhorar o fluxo de acolhimento, o Centro de Atendimento Respiratório (CAR), que funcionava no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, passa para um local anexo ao Posto de Saúde do bairro Gressler.

Além de novos espaços físicos, o objetivo é alterar protocolos para encaminhamentos de exames e procedimentos. O prefeito Jarbas da Rosa, que responde também pela Secretaria de Saúde, e a vice Izaura Landim, visitaram nesta sexta-feira, 08, o novo espaço destinado ao CAR. “Nossa preocupação inicial era oferecer mais conforto aos profissionais que vinham sofrendo com as altas temperaturas nos Pavilhões. Em seguida, conversando com a equipe técnica, vimos a necessidade de implantar aqui novos protocolos também”, destacou.

Entre as alterações, a testagem rápida deixará de ser aplicada. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Carla Lili Muller, os testes rápidos são efetivos para fins epidemiológicos. Para tanto, o município investiu na aquisição de testes do tipo antígenos que, apesar de mais caros, são mais fidedignos para detecção do Covid nas primeiras fases da doença. “Vamos utilizar o antígeno especialmente em pacientes acima de 50 anos e com doenças associadas, como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outros”, acrescenta. O PCR será aplicado na população sem fator de risco. Ambos os exames (teste de antígeno e PCR) serão coletados quando o paciente tiver entre o 3º e 7º dia de sintomas.

Outras alterações previstas dizem respeito a adoção de protocolos médicos, encaminhamentos para exames e medicação. “Já estão sendo buscadas alternativas para garantir que o paciente saia do CAR, por exemplo, com a medicação básica do seu tratamento. Queremos evitar a peregrinação dos pacientes pela rede atrás de exames e medicação”, explicou o prefeito Jarbas da Rosa.

O Centro de Atendimento Respiratório (CAR) funcionará no bairro Gressler de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A média de atendimentos nos últimos meses chega a 140 pacientes por dia, sendo aproximadamente 25 consultas com médico de plantão.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal