Prefeitos da região divulgam ações para conter o desequilíbrio nas contas municipais

Guilherme Siebeneichler
outubro25/ 2018

Na manhã desta quinta-feira, 25, em Santa Cruz do Sul, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo realizou coletiva de imprensa para apresentar ações que serão adotadas até o fim do ano para equilibrar os caixas municipais. Integraram a ação,  o presidente da Amvarp, Prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva; o Presidente do CISVALE, Prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert e o vice-presidente da FAMURS, Prefeito de Candelária, Paulo Butzge.
Entre as medidas adotadas pelas prefeitos da região estão: cortes com combustíveis, diminuição de diárias, redução de cargos comissionados e funções gratificadas, cortes de horas extras, proibições de novas contratações, cortes em gastos com combustíveis.

Quanto ao turno único, das 15 prefeituras da região, quatro anunciaram que não irão adotar: Venâncio Aires, Vera Cruz, Candelária e Vale do Sol.
Aliado a isso, os prefeitos irão se reunir com representantes do Estado e da União para garantir o pagamento de transferências até o fim do ano.
Os prefeitos também destacaram que a situação das finanças nas prefeituras da região não deve melhorar em 2019.

Em Venâncio, por exemplo, o orçamento projetado para o próximo ano terá redução de 7%. Em 2018 a expectativa é de que mais de 50% das prefeituras fechem as contas no vermelho.

Guilherme Siebeneichler