Prefeitos buscam ações conjuntas com a Conicq para participarem da COP8 e debater medidas de diversificação

Olá Jornal
julho18/ 2018

Na tarde desta quarta-feira, 18, o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB) participou de encontro com a direção da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq). Na pauta de debates esteve a tentativa de garantir a participação dos prefeitos na 8ª edição da Conferência das Partes do Convenção-Quadro (COP8). O consultor da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Dalvi Soares de Freitas, também participou da reunião que ocorreu na sede do Instituto Nacional do Câncer (Inca) no Rio de Janeiro.

A diretora-geral do Inca, Ana Cristina Pinho, vice-presidente da Conicq, e a secretária-executiva da comissão, Tânia Cavalcante, estiveram reunidas com os representantes da Amprotabaco. Conforme Wickert, o encontro foi uma oportunidade de relatar a situação dos municípios que possuem ligação com o cultivo de tabaco e a importância para economia. Ao mesmo tempo, os gestores querem garantir credenciamento para participarem da COP8, em outubro na Suíça. “É importante os gestores apresentarem a realidade e buscarem suporte da Conicq para novas iniciativas no trabalho da diversificação.”

Em agosto ocorre reunião geral da Conicq em Brasília, quando será discutido a pauta e posicionamento do Brasil durante a próxima edição da conferência. “Tivemos sinalizações bem positivas, mas os membros do Conicq deixaram claro que o credenciamento depende de aprovação da maioria dos países que compõe o tratado. Estamos buscando um novo contato para ter a participação efetiva na conferência de outubro,” argumenta Wickert.

SUPORTE PARA DIVERSIFICAÇÃO

Os gestores da Amprotabaco também solicitaram apoio dos órgãos de saúde na luta por recursos federais para ampliar as ações de diversificação das culturas agrícolas. “Precisamos pensar em medidas que colaborem com as prefeituras para dar suporte aos agricultores. Esta também é uma preocupação da Conciq, o caminho é unirmos forças,” destaca o prefeito venâncio-airense.

FOTO: Divulgação

Olá Jornal