Prefeito solicita análise dos fatos denunciados por Tiago Quintana, sobre o estacionamento rotativo

O prefeito Giovane Wickert (PSB) solicitou apuração dos fatos denunciados pelo vereador Tiago Quintana (PDT) na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores. O parlamentar denunciou que estariam sendo beneficiados seis pessoas do governo municipal para o não pagamento do estacionamento rotativo. Entretanto, o gestor municipal classificou as denúncias como políticas e que não há qualquer tipo de favorecimento.

Wickert, durante coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira, 04, afirmou que pediu apuração das informações junto a empresa Rek Parking, que detém a concessão do serviço de estacionamento pago no município. “A Procuradoria-Geral da Prefeitura vai buscar analisar as placas de secretários e pessoas do governo. Isso me cheira a conspiração, já que a empresa foi contratada no governo passado.”

Após a apuração inicial de veículos que possam estar envolvidos o prefeito, se constatada algo comprovando a situação, poderá abrir uma sindicância. “Vou convocar também os diretores da empresa para buscar mais informações e daremos total apoio às investigações que poderão ser realizadas pelo Ministério Público,” argumenta.

O chefe do Executivo também argumentou que o seu carro particular permanece dentre do pátio da prefeitura e apresentou um cartão para uso nas máquinas do estacionamento. Além disso, se disse favorável a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar os fatos, se as denúncias tiverem algo comprovado. “É preciso ter indícios mais concretos. Até então parece que uma fala política.”

Ainda durante a coletiva de imprensa, o prefeito, acompanhado do vice-prefeito, Celso Krämer (PTB) destacaram a importância do sistema de estacionamento pago para o centro da cidade. Do total das receitas arrecadadas pela empresa, 14% vão para os cofres municipais, destinados ao Departamento de Trânsito. A média mensal de arrecadação da empresa é de R$ 80 mil, com destinação de R$ 10 mil por mês ao caixa municipal.

ENTENDA A DENÚNCIA

Durante a sessão da Câmara de Vereadores nesta quarta-feira, 03, o vereador Tiago Quintana (PDT), no seu período de comunicações, apresentou denúncias de favorecimento de políticos para o não pagamento do estacionamento rotativo. Segundo ele, uma lista que incluiria o prefeito Giovane Wickert (PSB), a primeira-dama e secretários municipais, foi entregue a empresa que faz o gerenciamento do sistema rotativo para o cancelamento de notificações por não pagamento do estacionamento.

“Temos provas de que este tipo de indicação está ocorrendo. Pode-se classificar essa situação como um ato de corrupção, além de ser imoral. Todos do governo, assim como os cidadãos, precisam pagar essa notificação,” destacou Quintana.

Guilherme Siebeneichler