Prefeito Giovane Wickert debate Agenda 21 com Instituto Gaúcho de Sustentabilidade

Guilherme Siebeneichler
janeiro10/ 2017

Representantes do Instituto Gaúcho de Sustentabilidade estiveram na última sexta-feira, 6, no município para apresentar a Agenda 21 ao Prefeito Giovane Wickert. O documento da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento tem como finalidade honrar o compromisso de construir um novo padrão de desenvolvimento através de estratégias, planos, ações de cooperação e demais parcerias entre os setores público e privado para proporcionar um crescimento econômico com equidade social e proteção ambiental.

De acordo com Tainan Caballero, cofundador da empresa New-e, a finalidade do encontro foi de compartilhamento das intenções da Agenda 21 Venâncio Aires e a possível parceria com a Prefeitura para a colaboração mútua e cocriação de alternativas visando entregas concretas a partir das oportunidades latentes neste momento na cidade. Caballero explica que a Agenda 21 é liderada pelo Instituto com apoio de empresas como a dele, que tem como proposito o desenvolvimento de tecnologias que atuem em beneficio do meio ambiente. No encontro com o Prefeito, além de Caballero e do Secretário de Meio Ambiente Clóvis Schwertner, participaram ainda o Presidente do Instituto Volnei Corrêa, o Diretor Geral da empresa Simbiota Consultoria Ambiental, Fábio Viella e o pesquisador da New-e, Carlos do Nascimento.

O grupo alinhou o acordo de cooperação tecnológica do Instituto Gaúcho de Sustentabilidade com a Prefeitura, bem como abriu portas para a negociação de novos negócios com base científico-tecnológica em parceria com universidades e escolas técnicas da região com o objetivo de fortalecer os empreendimentos existentes na cidade. A projeção é de que em um prazo curto se inicie o diagnóstico do ambiente da cidade para que se possa colocar alguma ação da Agenda 21 em prática. O documento foi apresentado ao Prefeito Giovane Wickert ainda no período da campanha, onde ele assinou o compromisso de colocar em prática as ações do movimento, caso fosse eleito.

Wickert pode conhecer ainda, a logomarca do trabalho da Agenda 21 e traçar os próximos passos do grupo, que já foram recebidos pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nelsoir Battisti após a reunião no Gabinete do Administrador.

CRÉDITO: AI/PMVA

Guilherme Siebeneichler