Prefeito esclarece na Câmara dúvidas sobre supostas fraudes no estacionamento rotativo

O prefeito Giovane Wickert (PSB) ocupou a tribuna livre da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 22. O gestor municipal apresentou esclarecimentos sobre as denúncias apresentadas pelo vereador Tiago Quintana (PDT) de favorecimento de membros do governo para o não pagamento de estacionamento rotativo.

Wickert voltou a dizer que não conhece e não emitiu ordem para qualquer tipo de favorecimento para veículos particulares dele, primeira-dama, secretários, coordenador de trânsito e agente públicos. “Se tivesse beneficiamento a algum político as notificações nem entrariam no sistema do estacionamento, não haveria registro.”

Durante o seu pronunciamento, o prefeito apresentou relatório de notificações de irregularidade da zona azul emitidos ao longo do ano passado, e em 2017. Segundo os dados, em 2016 foram 53.108 notificações de estacionamento emitidas, destas, 16.821 foram pagas, e 391 viraram multas de trânsito. Já em 2017, foram 15.415 notificações de estacionamento, 5.512 foram pagas. Do restante, 1.202 viraram infrações. “Trago os números pra mostrar que ninguém está de má-fé, o próprio sistema cancela as notificações não pagas.” O prefeito também apresentou o número de notificações emitidas para placas dos vereadores.

Os vereadores de oposição também fizeram questionamentos ao prefeito. Quintana argumentou que as provas foram encaminhadas ao Ministério Público. “Denunciei que as multas não eram geradas, e não vou fazer politicagem disso. Por este motivo encaminhei ao Ministério Público para fazer a investigação.”

O representante do Executivo Municipal destacou que até o fim da semana devem receber as provas e que a partir disso irá buscar as providências, e não descartou abrir uma sindicância interna.

TODOS OS DETALHES NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA DIA 24

Guilherme Siebeneichler