Prefeito cumpre agenda com Cisvale e Sinditabaco

Olá Jornal
março13/ 2020

O Prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, cumpriu compromissos, nesta sexta-feira, 13, na cidade vizinha, Santa Cruz do Sul. Durante a manhã, o Gestor participou de Assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), realizada na sede do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Em pauta, foram discutidos, principalmente, os assuntos do período da estiagem e medidas contra o coronavírus.

Como firmado pelos Prefeitos, será realizado uma moção na questão da estiagem e enviado para o governo do Estado, pedindo e reforçando agilidade na situação, com a liberação de maquinário para a abertura de poços d’água para animais e para as pessoas. O presidente da Amvarp, Prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros, irá organizar um ofício que deverá ser enviado ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, solicitando ações de combate a seca.

Já sobre o surto de coronavírus, foi reforçado com os 13 Gestores, o possível cancelamento de algumas atividades, que ainda tem prazo para tomar esta decisão. “Já orientei os secretários a rever a organização de eventos na cidade. Claro que temos que ver com calma as diferentes situações, como eventos em locais fechados ou a céu aberto, mas é necessária muita cautela”, destacou o Prefeito de Venâncio Aires.

Foi sugerido um encontro com todos os secretários municipais de saúde da região, para debater o decreto estadual com medidas para evitar a propagação do Covid-19. Ainda durante a reunião foi discutida a questão da dívida do Estado, cuidados com os trâmites dos Executivos em virtude do ano eleitoral, problemas em relação aos cortes nos investimentos na área da Assistência Social e avaliações do ano 2019.

O Cisvale é composto por 13 municípios: Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

 

Sinditabaco

Após 15 dias passados da primeira reunião com a empresa de telefonia Tim, que alinha investimentos e projetos para a cobertura de Internet 4G na área rural do Município, Gestores do Município realizaram encontro com empresários do Sindicato da Indústria do Fumo (Sinditabaco).

Ainda no início do mês, os Gestores foram até a Empresa Souza Cruz, para discutir sobre linhas positivas que viabilizam a implantação de antenas que possibilitam rede de internet para as localidades do interior. Com isso, surgiu um estudo sobre a parceria com outras empresas do mesmo setor. Para desencadear o assunto, o Prefeito Giovane Wickert e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Cláudio Soares, em conversa com o Presidente do Sinditabaco, Iro Schünk, pautaram a possibilidade de discutir e planejar investimentos com outras empresas. Desta forma, Schünk se mostrou bem otimista e destacou que servirá de interlocutor, através do Sinditabaco, para colocar na próxima reunião o assunto com empresários da indústria do tabaco.

O projeto, assim que concluído, deverá possibilitar que as empresas consigam rastrear o fumo desde a lavoura até a porta da indústria. Assim, também, possibilitando Venâncio Aires ser o primeiro Município do Brasil com cobertura 4G no interior.

Na segunda-feira, 16, Prefeito e Secretário terão encontro com a Empresa Japan Tobacco Internacional – JTI.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal