Prefeito apresenta possibilidades de investimentos coreanos na região

Guilherme Siebeneichler
setembro06/ 2017

A manhã desta quarta-feira, 06, foi de relato sobre a viagem à Coreia do Sul. O prefeito de Venâncio Aires e presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Giovane Wickert, apresentou informações dos 10 dias de missão no país asiático. Um dos focos da passagem pela nação coreana foi a de conhecer alternativas para o recolhimento de lixo.

A reunião contou com a presença do empresário venâncio-airense, Dieter Knak, e do Superirendente da Câmara Brasil -Coreia, Pablo Palhano. O evento foi realizado na sala de reuniões da sede administrativa. Conforme o gestor público, o governo tem interesse de buscar a redução dos valores gastos atualmente com o gerenciamento do lixo. “Essa é uma pauta regional, só Venâncio desembolsa cerca de R$ 5,5 milhões por ano com o serviço de lixo. A taxa cobrada do cidadão cobre metade dos custos. É preciso encontrar alternativas,” destacou.

Participaram do debate empresários, lideranças do município e representantes do poder público. Palhano confirmou a vinda de empresários e autoridades coreanas ao Brasil nos próximos meses. “Uma missão da Coreia virá ao Brasil e querem visitar Venâncio Aires e região. Com certeza, em um futuro próximo, teremos bons resultados para esta viagem.”

Knak também elogiou a missão e destacou a capacidade de Venâncio Aires em pensar alternativas para o gerenciamento dos resíduos sólidos. “A nossa população urbana é a ideal para buscar novos rumos ao recolhimento do lixo. Estamos no caminho e podemos economizar recursos no futuro,” ressalta.

No dia 22 de setembro o prefeito e presidente do Cisvale apresenta os resultados da missão ao membros do consórcio. O encontro ocorre em conjunto com a reunião mensal da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp).

 

 

 

Guilherme Siebeneichler