“Precisamos usar a ciência e as pesquisas para resolver problemas reais da sociedade,” destaca reitor da Unisc

Olá Jornal
janeiro01/ 2022

Após a posse da nova reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul, para os próximos quatro anos, o momento é de projetar o primeiro ano de trabalho. O 2022 tem indicado que seguirá sendo de desafios, mas para o reitor Rafael Frederico Henn, o momento é de continuidade dos trabalhos de mudança no ensino, e aprimoramento da gestão da instituição, já iniciados.

Para o gestor uma nova fase na Unisc inicia, com o objetivo de reforçar compromissos e ampliar a proximidade com o mercado de trabalho. “Precisamos estar mais perto das empresas, da sociedade e do poder público, pois temos muito a contribuir. Precisamos usar a ciência e as pesquisas para resolver problemas reais da sociedade. Assim, estaremos cumprindo o nosso principal ideal, de ser uma universidade comunitária,” destaca.

O primeiro ano da nova gestão também será de retomada das atividades presenciais das turmas – até o fim de 2021 normativa federal permitia aulas de forma remota na totalidade – com novas adaptações das atividades. “A prioridade é adequar as metodologias de ensino ao retorno das aulas presenciais. Todos os professores passarão por capacitações até o início das aulas, dia 02 de março. Os encontros presenciais devem ser muito ricos e focados em atividades práticas com problemas reais. Os alunos podem ter a tranquilidade do retorno presencial, pois além da adaptação metodológica, serão tomados todos os cuidados sanitários na prevenção da Covid-19,” destaca.

VENÂNCIO
O ano também será de novidades nas atividades em parcerias com os Municípios. Henn afirma que a presença da Unisc em Venâncio Aires será ampliada com o início das atividades da Incubadora Tecnológica e residência médica em unidades de saúde. “Ao longo de 2021 fizemos um diagnóstico, em conjunto com a Prefeitura, e identificamos várias ações que a universidade pode auxiliar a comunidade. No curto prazo, duas dessas ações serão implementadas. Teremos a residência médica com dois médicos atuando nas Unidades Básicas de Saúde do município, na especialidade de Medicina de Família e Comunidade. Outra ação é a implantação da Incubadora Tecnológica, que dará suporte nas áreas do Direito, Administração e Ciências Contábeis para quem tiver interesse em abrir uma empresa. Ambas as ações serão implementadas até março de 2022.”

GESTÃO
O cenário econômico previsto para 2022 também é ponto de desafio para a gestão da universidade. Desde 2019 a instituição tem adotado medidas para adequar as finanças e equilibrar o caixa. “Em 2019 nós fizemos uma Reinvenção Pedagógica e Administrativa. Na Reinvenção Administrativa reduzimos a estrutura de gestão da universidade. Na reitoria, reduzimos de 5 para 2 Pró-Reitorias. Na gestão básica, reduzimos de 17 para 6 departamentos. Além disso, nos últimos anos fizemos PDV (Plano de Demissão Voluntária) e a adesão foi grande. Assim, o conjunto destas ações permitiu a redução de custo com pessoal, adequando a estrutura da universidade à atual crise econômica brasileira,” explica.

Henn destaca ainda que a Unisc pretende ampliar a receita através de outras ações além do ensino de graduação.

Foto: Desire Allram/ AI UNISC

Olá Jornal