Posse do novo reitor da Unisc, Rafael Henn, ocorre no dia 21

Olá Jornal
dezembro10/ 2021

O próximo ano será de aulas presenciais na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), após atividades remotas por conta da pandemia, e sob nova direção. O novo reitor, Rafael Frederico Henn, e a vice, Andréia Valim, serão empossados para os próximos quatro anos à frente da instituição, no próximo dia 21 de dezembro, às 16h.

O principal desafio, não só na Unisc, será a oferta de meios para garantir o financiamento dos estudos. Para isso, a ação é discutida entre todas as universidades comunitárias, com o Governo Estadual, para a garantia de recursos no orçamento, voltado ao estímulo de novos estudantes no ensino superior.

O trabalho é um dos focos da nova reitora, que passa a gerenciar a universidade após oito anos sob a liderança da professora Carmen Lúcia de Lima Helfer. Para Henn, o momento é de trabalhar na busca por estudantes, e a proposta de oferta estadual de financiamento vem ao encontro dos desafios de todas as universidades comunitárias do estado.
“O governo tem sido muito receptivo para a proposta de direcionar um percentual do orçamento do estado no próximo ano para a concessão de financiamentos. Esta pauta tem avançado,” explica Henn.

COMUNG
O consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) trouxe à pauta a proposta de formatação de um programa destinado à Educação Superior Comunitária ao Governo do Estado. A busca é por disponibilizar bolsas de estudo para ampliar as possibilidades de inclusão de estudantes no Ensino Superior e favorecer o desenvolvimento regional. O debate diz respeito à necessidade da aplicação de recursos definidos em lei de destinar 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a Educação Superior (pública e comunitária). Nos últimos anos, o percentual não está sendo totalmente destinado.

O valor não aplicado em 2020 totaliza R$ 69 milhões e poderia viabilizar o acesso de mais de 8 mil alunos/ano em Instituições Comunitárias de Educação Superior.

FOTO: Divulgação

Olá Jornal