Pontos turísticos de Santa Cruz do Sul são destaques do City Tour da Alegria

Guilherme Siebeneichler
setembro18/ 2017

Um município de colonização alemã, com pontos turísticos que contam a história dos colonizadores que deixaram uma evidente herança cultural. Assim é Santa Cruz do Sul, que anualmente sedia a Oktoberfest, maior festa alemã do Rio Grande do Sul que, este ano, em sua 33ª edição, acontece de 4 a 15 de outubro. Como novidade no evento, o City Tour da Alegria vai levar os visitantes para conhecerem os principais atrativos turísticos da cidade. O lançamento da iniciativa ocorreu na tarde desta segunda-feira, 18, no Espaço Assemp, com a presença de convidados, autoridades, patrocinadores e imprensa.

A ação é fruto da parceria entre a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Prefeitura, Cirass Viagens e Turismo Receptivo, Pantur Turismo e Expresso Sinimbu. Conforme o presidente da Festa da Alegria, Djalmar Ernani Marquardt, a união entre as partes envolvidas na iniciativa possibilita que os visitantes tenham mais uma opção para conhecer melhor a cultura e pontos turísticos locais. “Queremos oferecer diversas possibilidades de contato com a cultura e também proporcionar lazer para nossos turistas. Parcerias como estas são fundamentais para que o evento alcance seus objetivos e proporcione cada vez mais cultura e diversão”, destacou.

Funcionamento – O City Tour da Alegria acontece nos dias 7, 10, 11, 12 e 14 de outubro, com saída às 11 horas, bem como nos dias 7, 8, 14 e 15, às 14h15. O embarque e desembarque serão no Portão 18 do Parque da Oktoberfest, pela Rua Tenente Coronel Brito. O roteiro contempla 10 pontos turísticos, com direito a passeio panorâmico em atrativos como o Centro de Cultura Francisco José Frantz, Praça Getúlio Vargas, Túnel Verde, Casa das Artes Regina Simonis, Prédio da Prefeitura Municipal, Praça da Bandeira e Monumento ao Imigrante Alemão; e parada em locais como a Catedral São João Batista, o Parque da Santa Cruz e o Santuário do Schöenstatt.

De acordo com a turismóloga do Departamento de Turismo da Prefeitura e uma das coordenadoras do setor de Atenção ao Turista da 33ª Oktoberfest, Silvani Frantz, os ingressos estão à venda no valor de R$ 30,00 por pessoa e podem ser adquiridos antecipadamente na Cirass Viagens e Turismo Receptivo (Rua 28 de Setembro, nº 15, Centro) e na Pantur Turismo (Rua 28 de Setembro, nº 179, Centro). Durante a Oktoberfest será possível comprar o passeio no QG do Departamento de Atenção ao Turista. “Por motivos climáticos ou de logística ou ainda por não atingir o número mínimo de 15 pessoas, as operadoras se reservam o direito de cancelar ou transferir alguma saída, bem como alguns pontos poderão não ser visitados. Em caso de desistência, o valor não será devolvido”, frisa ela. Mais informações ou agendamento pelo (51) 99583-7428 (WhatsApp) ou [email protected].

Conheça os pontos turísticos que serão visitados durante o City Tour da Alegria (*):

Centro Cultural Jornalista Francisco José Frantz – Funciona no antigo prédio da Viação Férrea, inaugurado em 19 de novembro de 1905, dia em que Santa Cruz deixou de ser vila e passou à condição de cidade. O local é utilizado para a realização de oficinas ministradas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e para exposições artísticas.  A área abriga também a Praça Siegfried Heuser e o Skate Park Municipal, além de quadra de areia, playground e academia ao ar livre.

Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schöenstatt – Pertencente ao Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schöenstatt, foi inaugurado em 11 de dezembro de 1977, sendo uma cópia fiel do Santuário original existente na Alemanha. O pequeno Santuário, símbolo da fé católica, constitui-se em um refúgio para onde se dirigem muitas pessoas movidas pelo amor à Nossa Senhora.

Parque da Cruz – Na zona leste da cidade, o parque ocupa uma antiga pedreira – recuperada pelo famoso ambientalista José Lutzenberger. Uma de suas atrações é o cruzeiro de 20 metros de altura, iluminado com neon e que pode ser vislumbrado de qualquer ponto da área urbana. O parque dispõe de estrutura para receber visitantes, incluindo jardins, estacionamento e segurança. Também possui um anfiteatro ao pé do morro, de onde se vê um paredão de 40 metros de rochas com cerca de 60 milhões de anos. A área é muito utilizada para a prática de esportes radicais.

Catedral São João Batista – É o maior templo católico em estilo neogótico tardio da América Latina. Está localizada no centro da cidade, em frente à Praça Getúlio Vargas. O início de sua construção data de 1928, porém as torres e o estilo foram concluídos em 1977. As pinturas internas e os vitrais que detalham a arte sacra foram feitos por imigrantes alemães. Suas torres alcançam 82 metros de altura.

Praça Getúlio Vargas – Em frente à Catedral São João Batista está a Praça Getúlio Vargas. O espaço é arborizado, equipado com bancos e com banheiros públicos, além de chafariz e playground para crianças. Abriga monumentos em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas, ao centenário do Colégio São Luís, às mães e aos cem anos de comemoração do Dia do Trabalho. É palco de importantes eventos como Feira do Livro, Christkindfest e Brique da Praça.

Túnel Verde – Um amplo corredor verde, formado por cerca de 300 árvores da espécie tipuana com mais de 60 anos. O Túnel Verde abrange uma extensão de aproximadamente 780 metros, cobrindo dez quadras ao longo da rua Marechal Floriano. Durante o dia, as tipuanas oferecem uma sombra privilegiada a quem cruza o Centro da cidade. No Natal e no Ano Novo, o túnel ganha iluminação à noite, destacando ainda mais a beleza da área central.

Casa de Artes Regina Simonis e Associação Pró-Cultura – Abriga exposições de esculturas, desenhos e pinturas de artistas locais e de outras regiões do país. O prédio foi edificado em 1922 para ser sede do Banco Pelotense, posteriormente dando lugar ao Banco do Estado Rio Grande do Sul. Também foi ocupado pela Secretaria da Fazenda e Tesouro do Estado. Sua arquitetura rica em detalhes foi decisiva para que viesse a ser tombado como patrimônio histórico e cultural.

Prefeitura Municipal – Localizada no centro da Praça da Bandeira, o prédio foi construído em estilo neoclássico, lembrando as antigas formas dos templos gregos. O local foi edificado para ser a sede da Câmara Municipal e a resolução para sua construção, na então Praça do Carvalho, partiu dos moradores da Vila de São João de Santa Cruz, através de votação em 1886. A obra foi concluída em 30 de julho de 1889.

Praça da Bandeira – Antiga Praça do Carvalho, onde está situado o prédio da Prefeitura Municipal. Lá encontram-se estatuetas e bustos de personagens importantes da história do País. Dentre esses estão o monumento em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil e a famosa Gruta da Coquinha, inaugurada em 1915, pelo intendente Galvão Costa, em homenagem a primeira-dama Maria Cândida Menezes Costa.

Monumento ao Imigrante – Uma homenagem prestada pela comunidade santa-cruzense aos colonizadores. É um mosaico, com onze metros de largura por três de altura, composto por centenas de cacos de ladrilhos, trabalhados com torquês e esmeril. Criado pelo desenhista santa-cruzense Hildo Paulo Müller e inaugurado em 25 de janeiro de 1969.

CRÉDITO: Four Comunicação

(*) Informações da Secretaria Municipal de Comunicação de Santa Cruz do Sul (RS)

Guilherme Siebeneichler