Poluição recorde na Índia em plena Conferência das Partes para o Controle do Tabaco

Guilherme Siebeneichler
novembro06/ 2016

Há estudos indicando que atualmente a poluição do ar mata mais pessoas do que o consumo de cigarros. Este dado coloca o tem em evidência especialmente na Índia, que vive um pico de poluição, que coloca o governo de Nova Delhi em alerta. A capital da Índia vive a pior onda de poluição dos últimos 17 anos. Para esta situação vários pontos são apresentados, entre eles, queimadas, geração de energia e a queima de combustíveis.

Nos primeiros dias em território indiano, as comitivas que participação da COP7 já sentiram a irritação nos olhos e garganta. A situação irá fechar as escolas públicas da cidades nesta segunda-feira, 7.

LOGÍSTICA

A logística da COP7 é um dos grandes desafios. Oficialmente o evento é realizado na região de Greater Noida, que faz parte da grande Nova Délhi. Com poucas opções de hotéis na localidade, o transporte também dificulta. Para se ter uma ideia, do aeroporto Indira Gandhi até o local da convenção são 70 quilômetros, de muita buzina, ultrapassagens arriscadas e acidentes ao longo do trajeto.

TAJ MAHAL 

Com um tempinho antes de iniciar os debates da COP7, a passagem pela cidade de Agra, onde está localizado o Taj Mahal, é uma quebra de realidades das relações humanas. Com todos os problemas de infraestrutura, porém com estradas bem conservadas, o trânsito caótico é a marca do passo. Sem contar a maior prova de amor feita. O mausoléu com jardins grandes, palácio e mesquita, é o ponto turístico mais visitados na Índia. Não só pelos estrangeiros, mas também por indianos.  A obra foi feita entre 1632 e 1653 com a força de cerca de 20 mil homens. O  monumento de mármore branco foi construído pelo imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal (“A joia do palácio”). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro.

Sobre este passeio falaremos mais ao longo da semana, já que o local é marcado por simbologias e a força turística da Índia. O Taj Mahal é umas das sete Novas Maravilhas do Mundo.

Guilherme Siebeneichler