Pólo Uninter Venâncio Aires pode abrigar Sala Verde do Ministério do Meio Amb

Olá Jornal
março13/ 2018

A Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura (AACEMUC), mantenedora do Pólo Uninter em Venâncio Aires, busca a implantação do projeto Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente. O objetivo é criar um centro de referência em Educação Ambiental capaz de estimular o processo educativo, proporcionando reavaliação de conduta para agentes multiplicadores que contribuam para a construção de uma sociedade sustentável.

O cadastro do projeto junto ao Governo Federal se justifica a partir do espaço físico e corpo técnico disponibilizados pela Associação para abrigar a Sala. De acordo com a vice-presidente da AACEMUC e Gestora Ambiental do projeto, Norma Barden, a sala receberia todo o material e conteúdo elaborados pelo Ministério do Meio Ambiente para a formação de profissionais multiplicadores. “Esse acervo bibliográfico e digital poderá contribuir muito com a comunidade venâncio-airense, pois servirá como um espaço de formação e informação de agentes como professores, líderes comunitários e demais interessados”, justifica.

O projeto de Salas Verdes não reverte em recurso para a instituição que oferece espaço físico, equipe e equipamentos. A contrapartida do Ministério se dá através de atividades educacionais, formação à distância e materiais educativos em formato digital. Norma Bardem acrescenta que a conquista da Sala Verde para o município poderá ser um divisor de águas na política ambiental. “O local deve servir como articulador e integrar as iniciativas existentes, promovendo a sinergia entre instituições, pessoas, projetos, programas e ações ambientais”, relata. O projeto visa ainda estimular a discussão crítica, a organização e fortalecimento de identidades grupais, levando à formação de cidadãos mais informados, participativos e dedicados à temática ambiental.

O resultado de municípios e instituições aprovadas na seleção e contempladas com a Sala Verde deve ser divulgado no site do Ministério do Meio Ambiente até o final do mês de março.

 

 

Olá Jornal