Polícia Federal conclui que houve vazamento de provas do Enem 2016

Guilherme Siebeneichler
dezembro01/ 2016

A Polícia Federal confirmou, nesta quinta-feira, 1º, que as provas dos dois dias de Enem, além da redação, vazaram antes para pelo menos dois candidatos. Segundo o Ministério Público Federal no Ceará, uma quadrilha organizada nacionalmente teve acesso antecipado ao Exame Nacional do Ensino Médio 2016.

Após a análise de celulares apreendidos durante as provas, a PF concluiu que os candidatos receberam fotografias dos cadernos de perguntas e tiveram acesso aos gabaritos e ao tema da redação.

Apesar de dois candidatos terem sido presos em operações policiais diferentes (um em Minas Gerais, e outro no Maranhão), ambos receberam exatamente as mesmas fotografias com gabaritos das provas, porém de intermediários diferentes, deixando claro que a origem do vazamento é a mesma.

Quanto à prova de redação, a perícia da PF identificou que os candidatos presos iniciaram pesquisas no Google sobre o tema da redação a partir de 9h38 do dia 6 de novembro, indicando que tiveram acesso ao tema antes do início da aplicação das provas.

FOTO: Agência Brasil

Guilherme Siebeneichler