Poder público busca caminhos para garantir a evolução da indústria na pós-pandemia

Olá Jornal
maio27/ 2020

O poder público de Venâncio Aires trabalha para alinhar ações buscando garantir suporte aos setores da economia. Um dos focos busca incentivar e proteger os empregos no setor industrial. O assunto é pauta constante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que tem liderado as discussões na área para o suporte dos empresários neste período de crise financeira e de saúde pública. A situação do enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19), desafia também o setor produtivo em grande parte do mundo.

Este novo caminho é destacado pela secretaria, que busca contatar e listar ações que poderão ser colocadas em prática para minimizar os efeitos da crise atual. Entre as medidas estão o suporte e incentivos públicos para auxiliar empresas que pretendem expandir suas operações, apoio tecnológico, com o cruzamento de informações e o fomento de novos negócios, focados na indústria 4.0.

Para o secretário, Cláudio Soares, o período é o mais desafiador do século e precisará contar com união de todas as frentes da economia. “O poder público quer garantir apoio para empresas que precisam de suporte em novas tecnologias, ou que pretendem ingressar em novos ramos de produção, ou ainda indústrias que pretendem ampliar suas ações. Estamos elaborando um projeto para a criação de uma incubadora tecnológica, colocando em prática no município novas oportunidades focadas na indústria 4.0,” explica.

CENTRO VOCACIONAL
Entre as medidas que poderão impulsionar o setor industrial, dentro da área de proteína, está a criação do Centro de Vocação Tecnológica (CVT). Conforme o gestor, até o fim de junho o Governo Municipal quer dar andamento ao investimento, que será implantado na área da antiga Favan, em Ponte Queimada.

“Estamos finalizando a instalação de energia e água no espaço para a Caixa liberar a utilização dos recursos. Este é um investimento que vai colaborar em pesquisas e aprimoramento do setor como um toda. O investimento ajudará no crescimento deste segmento industrial, que desponta como o segundo maior em geração de receitas no município, ultrapassando o polo metalmecânico,” destaca.

Para Soares o momento é de fomentar pesquisas e ações para garantir apoio a cadeia produtiva da proteína, desde o campo, até a indústria. “Com isso teremos condições de melhorar desde a genética do gado, por exemplo, até o processamento e embalagem. O CVT será uma importante aliado neste ponto, principalmente neste momento em que o uso das ferramentas tecnológicas serão importantes para a retomada do crescimento,” concluir o chefe da pasta.

Momento de aprendizado e ressignificação de gestão de pessoas e processos

O vírus que parou as máquinas de fábricas em todo o mundo traz um novo olhar para gestão de pessoas e processos adotados até então. Esta é uma das avaliações do professor de administração da Unisc, Alexandre Antinarelli. “Trouxe-nos além de novas lições sobre os impactos econômicos, um novo olhar de preocupação com os cuidados da saúde dos colaboradores e que tenderá a ressignificar o nosso entendimento de gestão de pessoas nas organizações,principalmente nas áreas de relacionamento, comunicação e recursos humanos”.

Ao mesmo tempo, as novas formas de trabalho e de comunicação com seus consumidores evidenciaram algumas carências do setor em relação a investimento constante em tecnologia da informação. Por isso, o especialista orienta que o momento é de aprendizado, onde cada empresa precisa de humildade intelectual para reaprender a aprender em contexto individual, familiar, social e profissional, e de adotar uma nova postura empresarial.

“Vai além da capacidade de resiliência, pois este é um tipo de capacidade que passado o caos, retorna-se ao seu estado normal, mas sim através de uma postura antifrágil, criando consciência da existência de fatores externos inesperados que normalmente não são lembrados ou considerados no momento de planejamento, para encarar com naturalidade e como fator benéfico o inesperado, buscando o aperfeiçoamento do que faz e entrega de valor”, explica.

O professor afirma que está surpreendido positivamente com a agilidade das indústrias de uma forma geral, ao buscarem manter suas empresas operando nos níveis possíveis, com segurança para os seus colaboradores. “Garantindo o abastecimento como forma de manter-se próxima aos seus clientes e consumidores, corroborando para a redução do impacto em seus resultados”, conclui.

Olá Jornal