Podas e limpeza das tipuanas no centro será feita em 30 dias

Olá Jornal
março27/ 2019

Com previsão de despesas orçadas em R$ 11 mil, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) irá contratar uma empresa especializada para realizar serviços de contenção nas tipuanas, ao longo de três quadras centrais. O chamado túnel verde já passou por avaliação e entrará na etapa de cortes, limpeza e medidas de contenção das raízes. O trabalho será executado após processo licitatório para contratar uma empresa técnica. A ação faz parte de uma primeira etapa, buscando minimizar os problemas na área, causados pelas árvores. A expectativa é de realizar os serviços em até 30 dias.
Os trabalhos serão concentrados na Osvaldo Aranha, entre as ruas Barão do Triunfo e a General Osório, em frente a Prefeitura de Venâncio Aires.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner (PSB), o trabalho objetiva garantir análise técnica das plantas, bem como, o controle de galhos e troncos. “Vamos realizar um processo chamado de reativar às plantas, rejuvenescendo as árvores e retirando galhos velhos. É uma etapa importante e que após poderemos analisar novamente quais plantas terão que ser retiradas de forma completa.”
De acordo com o agrônomo, o objetivo desta etapa é de preservar a copa das árvores. “Queremos garantir a permanência da sobra. Por isso ainda no ano passado realizamos levantamento fotográfico e aéreo da situação para apontar as necessidades,” ressalta
Venâncio Aires vai seguir o mesmo caminho adotado pela prefeitura de Santa Cruz do Sul, que tem realizado cortes e manutenção do túnel verde da rua Marechal Floriano. No último domingo, 24, foram realizadas ações de poda e limpeza das árvores.

MENOS CALOR
No verão passado, Schwernter, realizou um levantamento da importância das árvores na região central, especialmente no dias de mais calor. Um teste com termômetro, próximo ao asfalto, constatou que por volta das 13h30min, na rua Tiradentes, o equipamento marcou 63ºC. Já na Osvaldo Aranha, esquina com a Jacob Becker, foi registrado 29ºC. Para o gestor municipal, este ponto precisa ser levado em consideração durante as discussões sobre as tipuanas no centro.
“Este é um trabalho conjunto, nossa preocupação é com a arborização. Paralelamente podemos realizar uma substituição por outras espécies, de forma gradual e a longo prazo,” conclui.

Olá Jornal