Plataforma online disponibiliza atendimento médico, psicológico e psiquiátrico com profissionais da Unisc

Olá Jornal
maio07/ 2020

A Tummi, startup que atua desde 2018 no acompanhamento online de pacientes com câncer, selou uma parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para prestar atendimentos médicos e psicológico no período de enfrentamento ao novo coronavírus, junto ao Call Center Telecuidado. A plataforma, que pode ser pela população de forma gratuita, conta com consultas online para auxiliar no diagnóstico da covid-19, bem como disponibiliza atendimentos psicológicos às pessoas que sintam os impactos emocionais comuns neste período de distanciamento social e incertezas.

A utilização dos serviços ocorre por meio do site covid.tummi.org/ . Em primeiro momento, é necessário declarar que deseja consultar e, após, preencher uma pequena ficha cadastral. Na sequência, a plataforma direciona aos serviços de diagnóstico da covid-19 ou de apoio psicológico. De acordo com o interesse de cada paciente, é disponibilizada uma triagem, para que seja possível detectar suas necessidades e demandas. Médicos, acadêmicos concluintes do Curso de Medicina e psicólogos voluntários realizam atendimentos por vídeo chamada com os pacientes, de acordo com os horários de cada plantonista.

Para desenvolver a plataforma online com todos os recursos necessários, a Tummi contou com o apoio do setor de informática da Unisc, das startups Tekann e Meu Resíduo, sediadas no TecnoUnisc, bem como da DBC Company. O cofundador da Tekkan reforça que “as empresas parceiras se uniram para disponibilizar os serviços de modo ágil e contribuir com o bom funcionamento das consultas”. A criação do site complementa o projeto Frente de Atuação no Combate ao Coronavírus de Santa Cruz do Sul (FrontCovid-19), que já está em atividade há um mês, conforme a coordenadora do curso de Medicina, Tatiana Kurtz e o médico voluntário, Rodrigo Donaduzzi.

Atendimento Psicológico gratuito com profissionais da Unisc

A quebra de rotina, o isolamento social e o excesso de informações que vieram com a crise da Covid-19 podem ocasionar desequilíbrio emocional na população, conforme notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os sentimentos de medo e de insegurança são comuns nesse período, gerando estresse, depressão ou ansiedade. Para auxiliar na prevenção ao agravamento de problemas psíquicos e, até mesmo, do suicídio, a Unisc, através do curso e do mestrado em Psicologia e do curso de Medicina, dispõe do trabalho de psicólogos e psiquiatras para realizar consultas online gratuitas com quem sentir necessidade.

A coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia, Silvia Coutinho Areosa, conta que a iniciativa surgiu da compreensão de que as pessoas estão em casa, isoladas por grandes períodos e, também, propensas a sentir medo das consequências do novo coronavírus no mundo. “A intenção da plataforma digital é acolher a população, realizando os encaminhamentos adequados através dos atendimentos. São muitos os profissionais que abraçaram essa ideia: egressos, mestrandos, residentes multiprofissionais do Hospital Santa Cruz e professores da Unisc”, aponta.

Quem deseja participar do serviço deve acessar o site covid.tummi.org/, onde será disponibilizado um questionário que verifica sinais e sintomas de ansiedade, estresse e depressão, para que haja encaminhamento para um psicólogo ou psiquiatra. Apesar da necessidade de realizar cadastro, as consultas online ocorrem de forma individual e sigilosa.  Segundo Silvia, os atendimentos seguem uma lista de espera conforme o cadastro, onde existe uma organização de horários para que os plantonistas consigam auxiliar da forma correta o maior número possível de pessoas ao dia.

Atendimento de diagnóstico da Covid-19

Outra funcionalidade importante da plataforma da startup Tummi é a avaliação médica online em pacientes que apresentam os sintomas da Covid-19. Nesse serviço, após responder o questionário que detecta sintomas da doença, existe a possibilidade de conversar por vídeo chamada com um médico plantonista. Além de auxiliar no enfrentamento da pandemia, a iniciativa agrega segurança aos pacientes que podem contar com o primeiro atendimento de forma segura e sem sair de casa.

 Segundo a oncologista e cofundadora da Tummi, Alessandra Morelle, a plataforma detecta a possibilidade do paciente apresentar maiores riscos de agravamento pela doença. “Ao sinalizar que a pessoa necessita de atendimento, existe o direcionamento aos médicos que estão conectados. O contato com a Unisc aconteceu através do médico Carlos Eurico Pereira, que notificou que estava sendo realizado um serviço similar por meio de atendimentos telefônicos na universidade. Então, realizamos a parceria para que os atendimentos ocorressem na plataforma. São muitos médicos envoltos nessa iniciativa, e já recebemos contatos de pessoas que moram em Manaus, Mato Grosso e Rio de Janeiro, por exemplo” explica.

CRÉDITO: AI UNISC

Olá Jornal