Planejamento é o caminho adotado pela Festa da Uva e pode ser exemplo para a Fenachim

Olá Jornal
fevereiro21/ 2019

Assim como a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), a Festa da Uva que ocorre em Caxias do Sul, também foi transferida para este ano por causa da falta de recursos e mudanças na gestão. O evento que inicia nesta sexta-feira, 22, e segue até o dia 10 de março, no Parque de Eventos Mario Bernardino Ramos, espera receber cerca de um milhão de pessoas.
O diretor Executivo do evento que chega a sua 32ª edição, Luciano Pereira, avalia positivamente a transferência da festa. “Estávamos passando por uma grande crise no país e no município, mas com isso, tivemos tempo de planejar e executar da melhor forma a festa”, explica.
Ele destaca que durante o ano passado foi possível reestruturar todos os contratos dos apoiadores da Festa da Uva e contratar uma auditoria para auxiliar na organização do evento, que agora é privado e de responsabilidade da empresa “Comissão da Festa da Uva e Feiras Agro Industriais”.
Da mesma forma, a Fenachim também não teve uma edição. Pereira aconselha que a organização aproveite todo o tempo que antecede as programações para realizar o pré-planejamento e o planejamento do evento. “Também é importante repensar todos os pontos de melhorias citados nas outras edições, e se possível executa-las. É um risco, uma aposta, mas necessário”, frisa.
O evento que terá como tema “Viva una bela giornada” durante os 17 dias de programações, buscará resgatar a tradição com a gastronomia típica, cenários temáticos e com uma agenda cultural, que envolverá apresentações regionais e nacionais com mais de 100h de música.

TURISMO
Após a finalização e do balanço dos gastos da Festa da Uva que encerra no dia 10 de março, os recursos que sobrarem devem ser destinados para o fomento do turismo em Caxias do Sul.

PÚBLICO
A expectativa de Pereira para as programações do evento é de receber cerca de um milhão visitantes. “Se todos os caxienses virem aos menos duas vezes na festa, já atingimos o nosso objetivo, assim como, se atraírmos a população dos municípios vizinhos”, destaca.

ABERTURA
A solenidade de abertura da Festa da Uva 2019, que ocorre no dia 22 de fevereiro, às 11h, no Pavilhão Nostra Itàlia (Centro de Eventos), terá a participação do vice-presidente da República, Antônio Hamilton Mourão. Além dele, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, e o embaixador da festa, o ator Thiago Lacerda devem estar presentes na solenidade.

Olá Jornal