Pioneirismo coloca Oktober como modelo para eventos de maior porte na pandemia

Olá Jornal
outubro13/ 2021

Coube a maior festa regional retomar os eventos festivos de maior porte no estado paralisados há quase dois anos devido a pandemia. O pioneirismo da 36ª Oktober em Santa Cruz do Sul coloca o evento como modelo para novas programações culturais e festivas. Os protocolos sanitários são o principal desafio, na busca pela segurança do público, a fim de evitar aumento de casos da Covid-19.

Evento com público pré-determinado, passaporte da vacina, ingresso antecipado e consumo de comida e bebida somente sentado, exigiram mudança de comportamento do público e esforço redobrado da organização. Até aqui tem dado certo.

De acordo com a presidente da Oktober, Roberta Pereira, a avaliação é positiva. “Estamos muito, muito satisfeitos com o público que está aumentando cada vez mais. As programações que a gente tem, como os desfiles, estão com um público maravilhoso. Uma surpresa muito positiva, esse formato está sendo muito bem recebido pelo público”.

Roberta destaca que a atuação dos orientadores junto ao público está sendo bem recebida. São eles que têm a missão de observar o cumprimento dos protocolos por parte dos visitantes. “As pessoas estão cumprindo os protocolos. A gente tem casos, às vezes, de um ou outro, mas muito tranquilo, a gente está conseguindo administrar”, avalia.
A flexibilização dos protocolos por parte do estado um dia antes do evento começar contribuiu para que o acesso fosse facilitado, uma vez que permitiu a venda de ingressos no local. “A bilheteria física sempre é positiva tanto para quem decidiu ir de última hora quanto para quem tem algum tipo de dificuldade com a tecnologia, ajuda das duas formas”, afirma a presidente.

O evento contou até o domingo, 10, com a presença de 14,8 mil pessoas pagantes. Até esta segunda-feira, 11, não havia sido registrado nenhum caso suspeito de Covid nem realizado teste rápido no público por suspeita.

REFERÊNCIA
A prefeita Helena Hermany (PP), em entrevista ao Olá Jornal, destacou que a Oktober é referência para o estado na realização de eventos nesta retomada. “Estamos fazendo um evento com apelo social, para dar suporte às pessoas que foram prejudicadas nos seus negócios durante a pandemia. Este modelo de protocolo poderá ser seguido por outras cidades, inclusive aprimorado com as mudanças necessárias.”

VENÂNCIO BUSCA NA FESTA DA ALEGRIA REFERÊNCIA PARA PRIMEIRO EVENTO DE GRANDE PORTE

Venâncio Aires se prepara também para programações no fim do mês, com a Feira do Livro, Festival Gastronômico e Cultura, além da Escolha das Soberanas da Fenachim (28, 29, 30 e 31). Para isso, na última semana uma comissão local participou da abertura da Festa da Alegria, e nesta quinta-feira, 14, um protocolo local será apresentado com o detalhamento das regras para o evento.

A utilização de máscaras, passaporte vacinal e controle de aglomerações, que fazem parte das atividades internas do evento santa-cruzense, não serão diferentes em Venâncio Aires. Conforme a fiscal de posturas, responsável pelo protocolo, Daniele Mohr, o controle de acesso e máscaras fará parte dos eventos no fim do mês. “O acesso ao parque já exige vacina, e assim seguirá. Vamos manter o regramento de limite de acesso, além da obrigatoriedade da máscara nas áreas de circulação. Queremos um evento seguro para todos,” explica.

O protocolo municipal precisará também de aprovação junto à Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). Antes, nesta quinta, a proposta de protocolo para o evento no Parque do Chimarrão passará por aprovação junto ao Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) Municipal.

FOTO: Franscisco Frantz

Olá Jornal