Pilar no Plano de Recuperação da economia local, Setor de Serviços está em expansão no município

Olá Jornal
junho24/ 2020

Em reunião setorial realizada nesta quarta-feira, 24, o fomento e as perspectivas para o Setor de Serviços estiveram em debate. Com a participação de representantes de entidades como OAB, Caciva, Unisc, Sebrae e da Administração Municipal, o tema é um dos pilares do Plano Municipal de Recuperação da Economia Pós-Pandemia. Além dos serviços, os segmentos do Comércio, Indústria, Turismo, Desenvolvimento Rural e Inovação e Tecnologia.

Buscando novas perspectivas para as áreas, o objetivo das reuniões virtuais semanais é mapear e identificar a situação de cada segmento e reunir ideias para aprimorar e desenvolver o ramo em questão. Em Venâncio o setor de Serviços se destaca. Segundo o Prefeito Giovane Wickert, a construção civil, por exemplo, é a que deve dar a resposta mais imediata pós pandemia. Além disso, outras frentes, como notariais, saúde, estética, estão em evidência e mostram o potencial de Venâncio, município em localização estratégica entre os dois vales do Taquari e Rio Pardo. “Venâncio é um polo indutor da macrorregião. O ramo de logística, por exemplo, tem muito ainda a ser explorada aqui”, completou o Chefe do Executivo.

Atualmente, no Município são 933 autônomos cadastrados, sendo 346 pedreiros, 84 eletricistas, 178 da área de estética (cabeleireiros, barbeiros, manicures); totalizando 2.510 microempreendedores.

O Vice-Presidente de Serviços da Caciva, Alberto Kappel, acredita que é o setor mais amplo, mas o que mais foi afetado com a pandemia, principalmente em ramos que atuam com deslocamento, enquanto que outros, como de tecnologia tiveram um significativo crescimento. “Lembro também de como o segmento vem evoluindo, hoje vemos profissionais de diferentes áreas atuando juntos em centros, empreendendo e crescendo juntos.”

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Soares, por sua vez, completa que serviços nas áreas da saúde agregando serviços aos Hospital e a UPA, como um centro oncológico; uma sede da Justiça do Trabalho; uma ampliação do IF Sul; podem ser importantes na expansão do segmento na Capital do Chimarrão. Em contrapartida, o Secretário Municipal de Fazenda, Eleno Stertz, lembrou da importância dos serviços quanto a arrecadação de tributos. “Hoje o ISS, por exemplo, é cobrado do mentor, do profissional. Mas com a reforma tributária esta cobrança será do destinatário, será tributado no patrimônio.”

Entre as metas do Plano, apresentadas e levantadas durante a reunião, está a questão da qualificação dos prestadores de serviços. Agregar mais qualidade e aprimorar as técnicas e habilidades aos autônomos e microempreendedores se torna importante para o crescimento dos mesmos e desenvolvimento local. Além disso, para o fomento do serviço local é importante mapear as necessidades e os hábitos dos tomadores (contratantes) de serviços.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal