Philip Morris Brasil: Responsabilidade Social beneficia a fumicultura

Olá Jornal
fevereiro24/ 2018

Em 2018, a empresa foi novamente eleita uma das principais empregadoras do País, de acordo com pesquisa internacional realizada pelo Top Employers Institute, organização sediada na Holanda, e que reconhece as empresas que oferecem excelentes condições de trabalho aos seus colaboradores, desenvolvem o talento em todos os níveis corporativos e se esforçam para otimizar as práticas de Recursos Humanos.
Com o uso da tecnologia e de capacitações de cerca de 7 mil fumicultores, são valorizados os princípios da segurança do trabalho, proteção à saúde do produtor e aumento da produtividade na lavoura.
Um exemplo é o Portal do Produtor (www.produtorphilipmorris.com.br) que pode ser acessado por computador e também por aplicativo. O fumicultor pode, ainda, acessar remotamente os dados do seu contrato, consultar a tabela de preço do tabaco e insumos, verificar a agenda da propriedade e receber orientação por meio do envio de perguntas para os orientadores agrícolas da PMB.
O Programa +Campo, por sua vez, promove o treinamento de boas práticas agrícolas aos produtores de tabaco que possuem contrato com a empresa. Com o apoio de um veículo especialmente preparado (estação móvel), um instrutor técnico, com dedicação exclusiva, vai até as propriedades rurais, para conduzir treinamentos realizados para grupos de 15 a 20 participantes. Quase 8 mil pessoas já foram treinadas, entre produtores e convidados (vizinhos, familiares e trabalhadores rurais). Além das boas práticas agrícolas, com ênfase em saúde e segurança.

EDUCAÇÃO
A partir de 2011, além das iniciativas de combate ao uso da mão-de-obra infantil nas lavouras de tabaco, em parceria com o Comitê para Democratização da Informática – CDI, a Philip Morris Brasil também investiu em projetos de inclusão digital. Chamado de Escola Rural, esse projeto já capacitou mais de 2 mil jovens em escolas públicas no Sul do Brasil. Atualmente, os cursos são ministrados nos municípios de Santa Cruz do Sul, Vale do Sol e Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, Vitor Meireles, Salete e Major Vieira, em Santa Catarina, São Mateus do Sul, Paulo Fontin e São João do Triunfo, no Paraná. As ações envolveram desde alunos do 2º ano do Ensino Fundamental até os seus pais, professores e funcionários das instituições de ensino, com o objetivo de promover o ensino de informática e a cidadania.
Desde 2013, a PMB também apoia a educação no campo defendida pelas Escolas Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) e Vale do Sol (Efasol), no Rio Grande do Sul. A empresa financia bolsas de estudo para jovens rurais do Vale do Rio Pardo, que têm a possibilidade de ingressar em um curso de ensino médio profissionalizante, recebendo ao final dos estudos o título de técnico agrícola. A iniciativa também inclui investimentos em melhorias das instalações e condições de ensino oferecidas por essas instituições, beneficiando anualmente 163 estudantes.

Crescer Legal
Além dos seus projetos próprios, a Philip Morris Brasil também apoia, desde o início de funcionamento, em abril de 2015, o Instituto Crescer Legal, uma iniciativa do Sinditabaco e empresas associadas, destinada à promoção da educação e erradicação do trabalho infantil.
Dos 100 jovens aprendizes beneficiados pelo projeto, 25 são mantidos pela PMB, em cinco escolas localizadas em Venâncio Aires, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Candelária e Vale do Sol.

Olá Jornal