Philip Morris Brasil leva agrobiodiversidade aos produtores de tabaco

Olá Jornal
março02/ 2020

A Embrapa Clima Temperado, localizada em Pelotas (RS), e a Philip Morris Brasil (PMB) se uniram em prol da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação, para garantir aos produtores de tabaco um modelo de produção sustentável. Mais de cinco mil pequenos agricultores nos três Estados da Região Sul do Brasil estão sendo beneficiados pelo programa Auéra, iniciativa pioneira para a proteção da biodiversidade no âmbito da produção rural familiar.

O programa, iniciado em outubro de 2019, está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A base é o conceito de agrobiodiversidade, que está associado às relações entre o homem, as plantas cultivadas e o ambiente, com reflexo positivo na conservação dos recursos naturais, na segurança alimentar e no desenvolvimento sustentável.

A iniciativa prevê a realização de um amplo diagnóstico socioambiental das propriedades produtoras de tabaco alcançadas pelo programa, a definição de indicadores de sustentabilidade a serem monitorados, ações de capacitação e um plano de intervenções visando a recuperação de áreas degradadas e proteção da biodiversidade (fauna e flora) no âmbito da produção rural familiar.

As ações do programa estão sendo implantadas a partir de cinco pilares: 1) identificação e caracterização de oportunidades de manutenção e fortalecimento da agrobiodiversidade; 2) geração de bases de dados, informações e conhecimentos sobre a sustentabilidade das propriedades rurais; 3) contribuição para a segurança alimentar e nutricional das famílias produtoras de tabaco; 4) promoção da sustentabilidade das propriedades, amparada no conceito de gestão ambiental; e 5) geração de um modelo de produção sustentável para agricultura familiar. Durante todo o desenvolvimento do programa, indicadores de qualidade ambiental, fitotécnicos e serviços ecossistêmicos serão caracterizados e quantificados, gerando uma base de dados e informações que poderão servir para futuro processo de certificação ou selo ambiental.

“Trabalhar de forma colaborativa com os produtores parceiros para a preservação do meio ambiente é um aspecto-chave da forma como trabalhamos sustentabilidade.Estar ao lado de uma instituição como a Embrapa Clima Temperado nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para uma produção de tabaco cada vez mais sustentável, que valoriza as pequenas propriedades e o trabalho realizado por milhares de famílias na Região Sul do Brasil”, enfatiza o gerente de Relações Institucionais da Philip Morris Brasil, Guatimozin Santos.

QUINTAIS
Outra parceria da PMB com a Embrapa Clima Temperado, o Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, foi renovada para 2020, garantindo o plantio de pelo menos mais 100 quintais neste ano. A iniciativa, que em 2019 já havia beneficiado outras 100 famílias de produtores rurais da Região Sul, privilegia os princípios da produção agrícola de base ecológica, abordando questões culturais, étnicas, ambientais, alimentares, econômicas e medicinais.

Os responsáveis pelas propriedades onde os quintais são plantados, além de receberem as mudas, sementes e fertilizantes, contam com capacitação sobre adubação, irrigação, controle de pragas, poda e outros conhecimentos necessários para uma produção satisfatória. As espécies escolhidas frutificam durante todo ano, podendo ser utilizadas tanto para o consumo familiar quanto para a comercialização do excedente in natura ou processado.

Olá Jornal