Philip Morris Brasil como parte da solução para o descarte correto de bitucas

Olá Jornal
abril09/ 2022

A Philip Morris Brasil alinhou nova bandeira para as questões ambientais. A empresa busca ser parte da solução para um problema comum nas ruas das cidades brasileiras. As bitucas. Fabricante de cigarros, a gigante do setor propõe ações de conscientização de consumidores e varejistas, para garantir a destinação correta do resíduo do seu principal produto. O trabalho está baseado em pesquisa global que apontou o desconhecimento do consumidor sobre o descarte correto. Um em cada quatro entrevistados apontou que “jogar” no chão o resíduo é o meio correto.

Inverter esse pensamento é um dos desafios propostos pelo projeto ‘Nosso Mundo Não é um Cinzeiro’, lançado no início do ano pela PMB no Brasil. Ações de contato com os consumidores foram realizadas no litoral e na capital paulista. “A Philip Morris se propõe a ser parte da solução do problema. Precisamos nos envolver na conscientização do consumidor para entender que o descarte de bitucas também precisa ser feito de forma correta,” explica Bruno Pinto, executivo de Relações Institucionais da Philip Morris Brasil.

O trabalho da campanha foca na educação do consumidor. Atualmente, o melhor caminho para o resíduo é depositar o material no lixo orgânico. A decomposição ocorre de três meses a 15 anos. Esse método é considerado o melhor, uma vez que a reciclagem de bitucas exige grande quantidade de água e energia. Entretanto, os materiais recolhidos em bituqueiras disponibilizadas no passeio público, para marcar a campanha, passarão pelo processo de reaproveitamento, sendo convertidos em papel reciclado. Este trabalho será realizado pela Poiato, de Campinas, única empresa credenciada para realizar este trabalho no país.

“O caminho é educar o consumidor e empoderar para realizar o descarte correto da bituca de cigarro. Este é um projeto que tem impacto social e a PMB faz parte da solução do problema,” destaca Bruno.
A campanha global da Philip Morris Internacional (PMI) tem no Brasil um braço importante para o desenvolvimento de ações de sustentabilidade, que passam a ser implantadas em outras unidades da empresa pelo mundo. A empresa lançou como meta reduzir em 50% o uso de plástico nos seus materiais até 2025, incluindo as bitucas de cigarros.

CAMPANHA
A campanha ganhou o website www.naoeumcinzeiro.com.br, em português, com o objetivo de educar o público sobre o impacto ambiental causado pelo lançamento das bitucas em ruas, praças, praias, rios e outros ambientes. Estatísticas mostram que 61% dos cigarros são consumidos ao ar livre.

Pesquisa realizada pela PMI com 12.800 pessoas de 10 países, entre eles o Brasil, apontou que 25% dos fumantes adultos jogam pontas de cigarro ao chão porque acham isso normal. Quando feito um recorte para o Brasil, a porcentagem sobe para 32%. O estudo também revelou que 75% dos pesquisados pensavam que os filtros de cigarro são feitos de algodão ou papel e apenas 13% sabiam que os filtros são feitos de plástico. No caso do Brasil, só 4% dos entrevistados tinham esse conhecimento.
“O consumidor precisa compreender que o nosso planeta é uma edição limitada, é preciso se conscientizar como consumidor. A posição que a PMB adota é uma obrigação moral, ser parte da solução e ajudar o consumidor a realizar o descarte,” conclui Bruno.

A empresa realizou projetos-pilotos no mês de janeiro. Em São Paulo foram instaladas 24 bituqueiras na Avenida Paulista e Vila Olímpia. Também foram distribuídas unidades em praias do Paraná, Florianópolis e Capão da Canoa.

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