Philip Morris Brasil adota política para profissionais transgêneros

Olá Jornal
junho12/ 2020
A Philip Morris Brasil (PMB), comprometida com o respeito, a inclusão e a igualdade de direitos e de oportunidades às pessoas LGBTI+, formalizou uma política global para Pessoas Transgênero e em Transição de Gênero, que permitiu à companhia incorporar profissionais trans entre seus colaboradores.
A política preconiza os conceitos para garantir o entendimento sobre o tema, bem como regras sobre o uso do nome social e direito à privacidade, por exemplo. O documento foi implementado no Brasil com o apoio do #Bold (coragem, em português), um grupo de colaboradores voluntários, criado dentro da PMB em 2017, para celebrar a diversidade, atrair e reter talentos LGBTI+ no âmbito da organização.
Segundo Felipe Britto, diretor de Conteúdo do #Bold, Comitê LGBTI+ da PMB, a busca é por um ambiente de trabalho inclusivo para todos. Adaptada à legislação brasileira, a política oferece as diretrizes para apoiar os colaboradores transgêneros – tanto aqueles que já tenham feito a transição, antes da contratação, quanto os que optam por fazê-la durante a jornada na PMB.
“Para os colaboradores que desejam fazer a transição, há um formulário específico, para que manifestem quando desejam iniciar esse processo, se precisarão de um período de afastamento para o tratamento médico, além do momento e como irá falar com os demais colegas. O objetivo é que eles se sintam acolhidos pela empresa”, destaca.
Na PMB, os profissionais transgêneros também podem se vestir da forma que se sentem mais confortáveis. Toda a forma de comunicação segue a identificação de gênero e nome escolhidos, com privacidade. Os colaboradores têm o direito de serem quem são, sem divulgação desnecessária de informações médicas ou histórico de gênero. Eles podem discutir abertamente sua identificação ou expressão de gênero ou manter essa informação privada.
Para evitar preconceitos e facilitar a candidatura de profissionais transgêneros, que muitas vezes não utilizam canais usuais de recrutamento, a PMB fez parceria com a Transempregos, plataforma específica para profissionais Trans.
Para preservar a integridade no local de trabalho e eliminar o assédio, todos os colaboradores LGBTI+ que, em qualquer situação, se sentirem ofendidos, contam com uma linha externa 0800 para denúncias, disponível 24 horas por dia. As condutas consideradas impróprias são investigadas.
#Bold tem no diálogo e na informação seus grandes aliados no trabalho de conscientização sobre a importância da inclusão. Para isso, organiza workshops nas unidades da PMB em todo o País, utiliza os canais de comunicação da empresa, a newsletter do grupo e promove ações em datas importantes para a comunidades LGBTI+. No último dia 29 de janeiro, por exemplo, Dia Nacional da Visibilidade Trans, organizou um webinar, com a participação de mais de 200 colaboradores de todo Brasil, em que os próprios funcionários transgêneros compartilharam de maneira voluntária um pouco da sua história, além do “Beabá do T”.
Valorização da diversidade
O empenho por um local de trabalho diverso e inclusivo levou a PMB, em maio de 2018, a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, ao lado de outras grandes companhias que trabalham pelo respeito aos direitos humanos dessa população, dentro do universo corporativo brasileiro.
As uniões homoafetivas são consideradas em suas diretrizes de benefícios para todos os fins, garantindo à população LGBTI+, por exemplo, direitos como o auxílio-creche e licença casamento. Além disso, também foi garantida a licença paternidade de 120 a 180 dias aos casais homoafetivos, assim como a pais solteiros, equiparada à licença maternidade para casais heterossexuais.
“Respeitar e aceitar as diferenças são valores fundamentais para a nossa empresa. Temos o compromisso de ser uma empresa inclusiva, que valoriza a diversidade, pois sabemos de sua importância para a transformação da companhia, que propõe um futuro livre de fumaça, a partir da inovação e do desenvolvimento de produtos que são uma alternativa melhor do que o cigarro”, afirma Felipe Britto.
Sobre a Philip Morris Brasil
Afiliada da Philip Morris International (PMI) que está liderando a transformação na indústria do tabaco para criar um futuro sem fumaça e substituir os cigarros por produtos sem fumaça, para o benefício de adultos que continuariam fumando, para a sociedade, para a companhia e para os investidores. Líder no mercado de tabaco, dedicada à fabricação e venda de cigarros, produtos de aquecimento de tabaco, dispositivos e acessórios eletrônicos, a Philip Morris Brasil atua no País há 45 anos. A companhia está liderando uma transformação no setor para criar um futuro sem fumaça, substituindo os cigarros por alternativas sem fumaça que, embora não sejam isentas de riscos, são uma escolha muito melhor do que continuar fumando. Com multidisciplinares em desenvolvimento, instalações de última geração e comprovação científica, a PMI visa garantir que seus produtos sem fumaça atendam às preferências dos consumidores adultos e aos rigorosos requisitos regulatórios, para benefício da sociedade, da empresa e de seus acionistas. O portfólio da PMI inclui tabaco aquecido e produtos que contêm nicotina. Em março deste ano, a estimativa da PMI era de que aproximadamente 10,6 milhões de adultos fumantes em todo o mundo pararam de fumar e migraram para seu produto de tabaco aquecido, IQOS, atualmente disponível para venda em mais de 53 mercados. Para mais informações, acesse os sites da PMIPMIScience e www.pmi.com/markets/brazil/pt/science-and-innovation.

CRÉDITO: AI PMB

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