Pesquisa estima que 64% das famílias da região tiveram perdas na renda durante a pandemia

Olá Jornal
setembro28/ 2021

Pesquisa encomendada pela Assembleia Legislativa mapeou os impactos da pandemia do novo Coronavírus na renda dos gaúchos. O levantamento foi realizado pelo Instituto Pesquisa de Opinião (IPO) e ouviu 1,5 mil pessoas no estado. A pesquisa aponta que que 45% dos gaúchos estão vivendo com menos da metade da renda anterior ao advento da Covid-19. A pesquisa dividiu o território gaúcho em oito regiões, sendo que nos Vales do Taquari e Rio Pardo, moradores de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Estrela foram ouvidos.

Em âmbito regional, 64,4% das famílias relataram que a renda foi impactada de alguma forma, com destaque para quem recebe até dois salários mínimos. O número é um pouco menor em relação à média estadual, que chegou a 68,6% na fase mais crítica das restrições. Foram levados em conta os seguintes graus de comprometimento financeiro: diminuição pequena (mas com maior parte da renda preservada), queda pela metade e superior a esse patamar.

Em paralelo, a pesquisa destacou que 26,8% dos gaúchos necessitaram de algum tipo de suporte para a compra de alimentos, principalmente de familiares e amigos. A perda salarial e a alta da inflação foram os principais fatores apontados. Neste ponto, o caminho traçado na região foi inverso. Conforme os dados, esse tipo de dificuldade foi enfrentada por 29,8% dos indivíduos. O índice ficou atrás somente de Passo Fundo (33,2%) e de Porto Alegre (31, 8%).

EXPECTATIVA

A pesquisa também projeta as expectativas para o futuro na economia. Os gaúchos acreditam que a economia vai melhorar, com 51,5% dos entrevistado apontado de forma positiva o futuro. Já 22,4% dos entrevistados acreditam que vai ficar igual. Outros 23,6% dizem que vai piorar o cenário econômico. Outros 2,5% não sabem opinar sobre o assunto.

Com informações AL-RS

Olá Jornal