Pequenos escritores por um mundo melhor

Olá Jornal
agosto25/ 2018

Aos 11 anos, Laura Grisang Schmidt já é autora de um livro e deixa sua mensagem ao mundo sobre como fazê-lo um lugar melhor para se viver. A partir do projeto ‘Pequeno Escritor’ desenvolvido em sua escola a adolescente pode refletir sobre a importância da solidariedade para a convivência em sociedade e, assim, registrar a sua mensagem ao mundo por meio da escrita. A estudante da escola Ireno Bohn de Mato Leitão foi um dos 150 alunos que participaram do projeto realizado pela Secretaria da Educação em parceria com a editora Edelbra.
“Gosto de ler e escrever e já escrevia algumas coisas mas um livro é a primeira vez. Estou bem orgulhosa do resultado,” avalia Laura. Com o desejo de ser professora, ela experimentou idealizar um livro que proporciona uma das ferramentas mais poderosas do conhecimento: a leitura. A mãe Pierrette Schmidt não esconde o orgulho em ver a filha trilhando o caminho do saber e da cidadania. “O município faz muito pela educação, mas o livro foi inédito, foi muito gratificante.”

PROJETO
O projeto foi desenvolvido ainda nas escolas Santo Antônio de Pádua e Poncho Verde com a participação de 150 alunos. A iniciativa deu origem ao tema da Feira do Livro “Posso ser autor de um mundo melhor’” e ao concurso que selecionou 21 livros para serem publicados e lançados durante a abertura do evento na quarta-feira, 22.
A coordenadora representante da editora Edelbra, Stella Maris Reckziegel, explica que o objetivo é incentivar também a escrita e não somente a leitura. “Os alunos são instigados a criar, a interpretar as ilustrações e escreverem as suas histórias. Incentiva a produção autoral e tira um pouco os adolescentes desse mundo virtual onde tudo está pronto,” afirma Stella.
Temas contemporâneos são sugeridos para o trabalho, supondo leitura e produção textual. Para subsidiar a atividade é apresentada uma metodologia de leitura e produção de textos que serão produzidos a partir da interpretação de ilustrações sobre os temas. No final, cada criança recebe seu livro personalizado.

Olá Jornal