Pelo menos cinco escolas estaduais de Venâncio já registram casos de Covid-19 em profissionais

Olá Jornal
setembro11/ 2020

Mesmo com as aulas presenciais suspensas, as escolas estaduais seguem realizando atividades internas. A previsão atual é de retorno na rede a partir do dia 13 de outubro. Um levantamento feito entre alguns educandários de Venâncio Aires aponta que em cinco escolas já existem registros positivos de Covid-19.

O levantamento foi realizado pelo núcleo local do Cpers/Sindicato, e constatou que até agora 12 professores e cinco funcionários já foram positivados com a doença. O levantamento não alcançou as 22 escolas estaduais instaladas no município, por isso, o número de profissionais que tiveram a doença pode ser maior.

A análise é feita pela categoria, que defende a permanência das atividades remotas. “Se considerarmos que com todos os cuidados de distanciamento que os professores estão adotando, ainda temos contaminação sem aula. Vários alunos podem estar com a doença. Quem fará o controle e testagem se voltarmos agora?,” questiona a representante do sindicado Marione Drebel.

REDE ESTADUAL
Em âmbito estadual, o Cpers realizou estudo junto ao Dieese, mapeando a circulação do vírus nas escolas. No total já foram identificadas 142 escolas com casos positivos de Covid-19. A entidade de classe considera a retomada um risco para a saúde dos profissionais e dos alunos, e tem se posicionado contra o calendário proposto pelo Estado.

O plano prevê retorno das atividades presenciais nesta semana para escolas de educação infantil.

No dia 21 de setembro está prevista a retomada para o ensino superior, ensino médio e ensino técnico. A partir do dia 13 de outubro, a retomada das aulas do ensino médio da rede pública. Já no dia 28 o retorno das aulas presenciais para o Ensino Fundamental (Anos Finais) e no dia 12 de novembro as aulas nos Anos Iniciais.

Olá Jornal