Pedido de socorro para manter as atividades do Museu de Venâncio

Olá Jornal
maio04/ 2022

A sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires contou com um pedido de socorro na noite de segunda-feira, 02. Membros da diretoria do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Necva), participaram da reunião ordinária. As dificuldades para a manutenção do Museu esteve em pauta. Cláudio José Dietrich ocupou a tribuna do Plenário Vicente Schuck e solicitou apoio dos políticos venâncio-airenses para manter a instituição, que necessita de investimentos, reformas e suporte para captação de recursos.
“Venâncio Aires possui um belíssimo Museu, com um rico acervo. Se não tivermos uma ajuda, em breve, no ano que vem ele estará fechado. Este Museu é do povo,” destacou.

Dietrich falou em nome também do criador do espaço, o médio Flávio Seibt, que acompanhou a sessão no plenário. “Precisamos de recursos para continuar essa história ou torná-lo municipal. Destinem emendas impositivas para manter as atividades,” afirmou.

O Museu funciona no Edifício Storck, adquirido em 1994, após campanha comunitária para juntar US$ 500 mil. A compra se deu com a doação de recursos por parte de 673 pessoas. Neste ano o Museu completa 28 anos de história. Entre as prioridades para a estrutura está a implantação de um elevador no prédio e a reforma completa da edificação.

O presidente da Câmara Municipal, Benildo Soares (Republicanos) confirmou que irá direcionar sobras orçamentárias da Casa para os projetos do museu. “Vou conversar com o prefeito e encaminhar as sobras, parte para o Museu de Venâncio. Peço que nos envie orçamentos e necessidades na estrutura,” destacou.

O vereador André Kauffman (PTB) sugeriu a criação de fundo municipal para receber doações e direcioná-las à entidade. “Podemos criar um fundo específico para receber recursos e repassar à entidade. Também podemos criar um grupo de trabalho para avaliar formas de aportar recursos. É preciso se envolver pelo que este espaço representa na história da cidade.”

A vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), destacou que além do repasse de recursos é fundamental o enquadramento legal do Nucva para recebimento dos valores. “É preciso que o Museu esteja com projeto cadastrado junto ao Município, com as questões legais de acordo para receber os valores direcionados.”

Demais parlamentares também confirmaram que devem encaminhar emendas impositivas no orçamento de 2023 para ajudar a manter as atividades do museu de Venâncio Aires. O assunto deverá ser ampliado nos próximos dias, com o encaminhamento de projetos e orçamentos feitos pela direção da entidade. Atualmente o poder público municipal mantém o aluguel de uma sala do prédio da entidade, onde funciona o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Olá Jornal