“Partiu Natureza” vai marcar inauguração do Ponto do Pedal de Venâncio

Olá Jornal
maio05/ 2021

Já está com inscrições abertas o evento “Partiu Natureza Ponto do Pedal” que acontece de 22 a 31 de maio, estreando o projeto Ponto do Pedal, que será inaugurado pela Prefeitura, no dia 21. Organizado pelo Sesc, em parceria com a Prefeitura e apoio do grupo Pedal Trilheiro e Arly Bikes, o desafio vai propor a ciclistas a realização de alguma das oito rotas propostas no projeto que é voltado ao cicloturismo rural. Conforme a gerente do Sesc, Diane Lacerda Araújo, a inscrição é gratuita e pode ser feita gratuitamente pelo site do SESC (www.sesc-rs.com.br), ou na própria sede da entidade, porém os ciclistas são convidados a fazer a doação de um quilo de alimento que será repassado ao programa Mesa Brasil.

Os roteiros do Ponto do Pedal poderão ser acessados através de QR Code, disponíveis em um painel que será instalado na praça Henrique Bender e também pelo aplicativo Strava, nas rotas do grupo Pedal Trilheiro. Dentro do desafio, conforme explica Diane, o ciclista poderá escolher o roteiro que vai fazer, com extensões entre 30 e 50 quilômetros, todos com saída da praça e chegada em frente a igreja Matriz. Ainda como critério para a participação está o registro da atividade, através de uma fotografia, postada nas redes sociais, marcando os perfis do Sesc, da Prefeitura, Arly Bikes e Pedal Trilheiro.

Conforme a organização do evento, para evitar aglomerações de ciclistas, o desafio pode ser praticado entre os dias 22 e 31 de maio. “Como será um pedal contemplativo, não temos classificação ou premiação. Nosso objetivo é estimular as pessoas a conhecer os roteiros do Ponto do Pedal e as belas paisagens que o interior de Venâncio Aires oferece”, destaca Diane.

PONTO DO PEDAL

A inauguração do Ponto do Pedal está agendada para o dia 21 de maio, às 15 horas, integrando as comemorações de 130 anos de Venâncio Aires, programadas para todo o mês de maio. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, as oito rotas terão uma estrutura de apoio e descanso para os ciclistas, instaladas no ponto de chegada de cada uma. A inauguração do projeto será na praça Henrique Bender onde será instalado Ponto Zero do Ponto do Pedal, com a colocação de um painel que vai disponibilizar os códigos CR Code com as rotas de cicloturismo do município. A proposta, além de fortalecer a prática do esporte no município, quer oferecer ainda mais atrativos para que esportistas da região também incluam o município nas suas rotas.

ESPORTE 130 ANOS

A programação esportiva com jogos de futebol e vôlei, que estava prevista para acontecer neste mês, também para marcar os 130 anos de Venâncio Aires, deve ser adiada. Conforme a comissão organizadora, como os protocolos de segurança sanitária do Covid-19 ainda não permitem essas atividades, todas estão suspensas, no entanto, o que fica assegurada é a Etapa Gaúcha de Patinação, marcada para acontecer no poliesportivo do Parque do Chimarrão, entre os dias 26 e 30.

Rotas Ponto do Pedal:
Figueira Centenária – 53 km
Cerro do Baú – 31,6 km
Monte Belo – 30,5 km
Palanque – 38,2 km
Mirante 25 de Julho – 49,8 km
Cascata Véu de Noiva – 61,1 km
Casa dos Escravos – 58,3 km
Cascata Chuveirão – 33,6 km

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal