Participação dos jovens no campo em debate na Expoagro Afubra

Olá Jornal
março21/ 2018

No segundo dia na Expoagro Afubra foi intensa e o numero de jovens no parque, em Rio Pardo, aponta para uma tentativa de discutir a sucessão rural. As dificuldades da participação dos jovens na gestão da unidade familiar de produção agrícola, entram nas discussões dos seminários promovidos na feira.

Este tema também ganha força nas ações Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Segundo o Assistente Técnico Regional da Emater, Evandro Scariat, são vários os desafios para manter o jovem no campo. “Hoje é necessário principalmente que todos os jovens tenham uma vida digna, boas condições de trabalho, lazer, acesso a saúde, educação e aos meios de comunicação, para continuarem sua vida no campo”, explica.

De acordo com o Scariat, a saída do campo é mais atrativa para as jovens mulheres. “O campo precisa ser mais atrativo para as jovens, é necessário que haja também uma mudança cultural, precisa haver mais espaço nas gestões e  maior acesso a distribuição da renda”, complementa.

Nos últimos dois anos, o meio urbano esta sendo também menos atrativo para os jovens conforme Scariat. “A violência e a falta de emprego  tem afastado os jovens das cidades. E isto torna urgente que se busque medidas para que os jovens permaneçam no meio rural e sejam valorizados”.

A quarta-feira,21, e quinta-feira,22, na programação da Expoagro Afubra também são dias destinados a visitação de escolas e universidades.

 

Olá Jornal