Parque do Chimarrão terá mapeamento da vegetação

Olá Jornal
julho19/ 2019

Recursos oriundos de multas aplicadas pela Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) foram destinados ao Município para ações de proteção ao meio ambiente. Uma das iniciativas garantirá mapeamento e proteção de espécies vegetais e animais do Parque Municipal do Chimarrão. O principal espaço de lazer conta com florestas nativas e córregos, formando uma Área de Preservação Permanente (APP).

A informação é confirmada pelo secretário municipal de Meio Ambiente (Semma), Clóvis Schwertner (PSB), que destaca o trabalho que será realizado no parque com o objetivo de proteger a fauna e flora do espaço. “Será feito um grande mapeamento de espécies e identificação das árvores, com placas. É uma forma também da população conhecer as árvores que compõe o ambiente do nosso parque,” explica.

O conjunto de multas repassados pela Fepam ao Fundo Municipal de Meio Ambiente totalizam R$ 57 mil. Parte do recurso será aplicado na ação do Parque Municipal do Chimarrão. “As ações também objetivam reflorestar uma área aos fundos da pista de laços, que garantirá a recuperação florestal após uma obra realizada no parque que invadiu a área de APP da sanga da areia. São medidas que buscam recuperar em parte áreas degradadas do local,” comenta Schwertner.

Um mapa interativo também será instalado na entrada do parque para ajudar o visitante a localizar todas as áreas e espécies de árvores presentes no espaço. A proposta também é de melhorar a identificação das plantas que compõem o bioma na localidade. Imagens de satélite e com uso de equipamentos fazem parte dos trabalhos com a proposta de construir um relatório de todos os espaços do local.

Olá Jornal