Parlamentares articulam aproximação comercial entre Índia e RS

Guilherme Siebeneichler
novembro11/ 2016

A comitiva de deputados gaúchos que está na Índia acompanhando as discussões da COP 7 sobre as políticas de produção, divulgação e consumo do tabaco no planeta, participou, nesta sexta-feira (11), de agenda privada com o Diretor Geral da Federação da Indústria e Comércio da Índia (FICCI), Partha Ghosh, e com a Primeira Secretária da Embaixada do Brasil na Índia, Carolina Costela.

Com 250 mil associados, a FICC realiza cerca de 300 eventos anuais, e promove missões e intercâmbios comerciais com diversos países. Nas Américas, os focos principais, a partir de 2016, tem sido o Brasil, prioritariamente, seguido da Argentina e do México.

Os deputados Adolfo Brito, Edson Brum, Pedro Pereira, Marcelo Moraes e Zé Nunes convidaram os empresários indianos a realizarem uma visita ao Parlamento Gaúcho e à FIERGS visando à prospecção de novos negócios entre os dois países, em especial com o Rio Grande do Sul.

Eles também convidaram a FICCI a visitar a Expointer em 2017 para conhecer o potencial do setor primário gaúcho e, se possível, avançar no fechamento de negócios.

Gosh agradeceu o convite e disse que existe a possibilidade de um grupo de empresários indianos visitarem o Estado, visto que o Brasil é um parceiro em potencial, e que irá encaminhar o tema aos membros da diretoria da FICCI.

O diretor da FICCI complementou dizendo que, dentre os mercados em potencial entre os dois países, destacam-se os suínos, conservas, geleias, frutas e leguminosos, além da energia fotovoltaica e eólica.

A Índia possui uma população atual de 1,25 bilhão de habitantes. A classe média indiana tem crescido rapidamente nos últimos anos e está buscando produtos de fora do país para suprimento da demanda interna.

CRÉDITO: AI/Assembleia Legislativa

Guilherme Siebeneichler